Reservatórios, estações elevatórias, poços de abastecimento de água tratada e três estações de tratamento foram fiscalizados pela Agesan-RS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul), durante esta segunda e terça-feiras, 7 e 8/12, no município de Três Coroas (RS). A equipe também fez medições de pressão de água e, nas estações de tratamento, analisou, além da unidade convencional e de outra compacta, uma nova que ainda não entrou em operação.
“Esta estação conta com um sistema mais moderno que as convencionais, que é a flotação”, comenta o diretor de Regulação da Agesan-RS, Tiago Luis Gomes. Ele explica que esta é a única estação de tratamento de água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) do Estado que, embora não esteja funcionando, que possui este processo, contando com sistema de tratamento de lodos e com recirculação de águas. “Entrará em funcionamento um tanque pulmão de equalização para recircular a barrela (caldo) da descarga da limpeza dos filtros da nova estação e sistema de desidratação com decanter centrífugo”, revela.
Também integraram a ação o fiscal Vagner Mâncio, o assessor de fiscalização Daniel dos Santos e a coordenadora de Normatização e Fiscalização, Juliana Pelisoli Holz.