Equipe da Arsae-MG publica livro sobre perdas de água e regulação

103

A EquiPAR – Equipe de Perdas para Assuntos Regulatórios da Arsae-MG, responsável por estudos direcionados à melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços prestados em relação ao controle e redução de perdas no sistema de abastecimento de água pelos regulados pela Agência, lança hoje, 09/03, a publicação intitulada “Perdas de água e regulação: conceitos, indicadores, planejamento e gestão de ativos”. A obra traz um conteúdo que permite que agências reguladoras e prestadores de serviços deem os primeiros passos rumo à gestão das perdas de água.

De acordo com a equipe, a obra é parte do processo de amadurecimento da EquiPAR nesses últimos sete anos de atividade e contempla conhecimentos adquiridos nessa trajetória.  Além do conteúdo, o documento tem o intuito de despertar os leitores para a importância da gestão adequada das perdas de água visando a sustentabilidade econômica e ambiental dos sistemas de abastecimento de água.

A EquiPAR surgiu em 2015, diante de um cenário de escassez hídrica e de indicadores que apontavam para um significativo desperdício de água nos sistemas de abastecimento dos prestadores de serviços regulados pela Arsae-MG. Embora o cenário de estresse hídrico ainda se mantenha em Minas Gerais, o trabalho da EquiPAR trouxe resultados importantes. Pioneira em suas atividades e com o objetivo de oferecer suporte técnico aos prestadores interessados em aprimorar a gestão de perdas de água e desenvolver metodologias para minimizar as perdas no processo de distribuição de água, a equipe desenvolveu trabalhos junto a Copasa, SAAE-Itabira e Cesama.

Clique para acessar o livro “Perdas de água e regulação: conceitos, indicadores, planejamento e gestão de ativos”