Encontro de Capacitação de Serviços de Saneamento Básico foi positivo, diz AGESAN

431

Representantes de 20 municípios participaram na última terça-feira (19) do 7º Encontro de Capacitação de Serviços de Saneamento Básico, promovido pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (AGESAN), com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) e das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Concórdia e Seara.

O encontro teve o objetivo de apresentar as estruturas de regulação nos municípios e melhorias na qualidade de serviços de saneamento básico. “É importante que todos saibam qual a função de uma agência reguladora, que age como mediadora de conflitos entre o poder concedente (titular do serviço), a concessionária e o usuário. O reajuste e revisão tarifária e a fiscalização de contratos estão entre as principais tarefas”, explica Jatyr Fritsch Borges, gerente de Fiscalização da AGESAN. Segundo ele, o papel fundamental da regulação é que seja oferecida a melhor prestação de serviço pelo menor custo.

Os Encontros de Capacitação de Serviços de Saneamento Básico são realizados desde o mês de abril em dez polos regionais: Florianópolis, São Joaquim, Ituporanga, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Curitibanos, Criciúma e Laguna. O próximo será em Curitibanos, nesta quinta-feira (21).

Fonte: ASCOM/AGESAN