Embaixada italiana apresenta à ABAR candidatura ao Fórum Mundial da Água

37

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) recebeu nesta quinta-feira (17) uma delegação da Embaixada da Itália que apresentou a proposta do país para sediar o 10º Fórum Mundial da Água, previsto para 2024. A ABAR é um dos três representantes brasileiros no Board de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC).

O Ministro Conselheiro da Embaixada da Itália Fernando Pallini di San Lorenzo e os integrantes do Departamento Comercial Davide Castellani e Pasquale Matafora foram recebidos pelo Diretor de Relações Institucionais e VP Centro-Oeste da ABAR, Vinícius Benevides (Adasa-DF), na sede da entidade, em Brasília.

A Itália é o segundo país a apresentar sua proposta à ABAR. No último dia 4/2, Benevides já havia recebido representantes da Indonésia, que também é candidata a sediar o evento. A escolha entre os dois países será definida durante o 9º Fórum Mundial da Água, em março próximo, em Dakar, no Senegal.

Vinícius Benevides lembra que sua agência de origem, a Adasa-DF, e a Sabesp são as duas outras instituições brasileiras com assento no Board, a quem caberá a escolha da nova sede do Fórum. “Assim como a Indonésia, a Itália também deve entrar em contato com os outros dois representantes brasileiros”, afirma.

“A proposta da Itália é realizar o evento em três cidades diferentes, Roma, Florença e Assis, o que seria um formato inovador”, conta Vinícius Benevides. Segundo ele, os diplomatas italianos garantiram que o país está preparado, do ponto de vista logístico, para abrigar um evento desse porte.

O diretor da ABAR informa, porém, nenhum dos integrantes do Board revela antecipadamente seu voto. “A decisão será tomada com base em critérios técnicos geopolíticos, e somente daqui a um mês, durante o 9º. Fórum, nos dias 19 e 20 de março, quando será apresentado o relatório do grupo criado pelo Conselho Mundial da Água (WWC) para visitar a Indonésia e a Itália”, afirma. Benevides está seguro de que, em qualquer dos dois países, o evento será um sucesso.