Em palestra, José Luiz Lins ressalta a importância das agências reguladoras

477

O presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), José Luiz Lins, participou do evento “A Engenharia e a Cidade”, realizada pelo Sindicato dos Engenheiros do Piauí e pela Federação Nacional dos Engenheiros, em Teresina. O ciclo de discussões sobre saneamento ambiental e mobilidade urbana se tornou o maior evento da engenharia piauiense ao reunir cerca de 800 engenheiros, técnicos e professores.

A regulação na área de saneamento básico e a relação entre a regulação e os planos municipais de saneamento foram alguns dos temas apresentados no evento. A partir daí, o presidente da ABAR apresentou exemplos de parcerias que podem ocorrer entre governos, municípios, prestadoras de serviços e a agências reguladoras no sentido de elaborar planos municipais, tendo em vista que é uma exigência para liberar recursos.

“É importante que os municípios tenham planejado a médio e longo prazo na área de saneamento, visto que são responsáveis por esse serviço”, explicou. Durante sua apresentação, Lins apresentou uma proposta aos municípios para que eles participem de um projeto que se propõe a reduzir o valor cobrado para elaborar planos municipais de saneamento. Essa proposta oferece projetos de planos com valores até quatro vezes menor que o de mercado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senge-PI