Economista Alexandre Porsse é o novo Conselheiro da Agergs

15

Tomou posse na sexta-feira, 29/1, o novo conselheiro da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul), o economista Alexandre Alves Porsse. Indicado pelo Governo do Estado, ele fará parte do Conselho Superior da agência, agora composta por cinco conselheiros: Cleber Domingues, Luiz Henrique Mangeon e Paulo Roberto Petersen, além do Presidente da Agergs, Luiz Afonso Senna. A cerimônia de posse ocorreu no Palácio Piratini e contou com a presença do Governador, Eduardo Leite, e do Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos.

Luiz Afonso Senna ressaltou, em seu discurso, a importância do papel da regulação. “Temos uma importante missão como agência reguladora, que é passar a credibilidade necessária para que o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos sejam pautados na transparência, racionalidade e alta competência técnica da equipe da Agergs, qualificando ainda mais o trabalho do Estado para com a sociedade gaúcha.”

O Secretário Artur Lemos destacou a “imprescindível tarefa da agência reguladora, que é preservar a mediação competente entre as parcerias público-privadas, como está acontecendo hoje no saneamento básico no Estado, respeitando os interesses tanto da concessionária como do poder concedente, e em consequência com os consumidores”.

O conselheiro empossado, Alexandre Porsse, agradeceu a indicação e a confiança do Governador. “Estou altamente comprometido em contribuir com a Agergs, pois a regulação é um elemento fundamental no equilíbrio econômico-financeiro do Estado, proporcionando serviços de qualidade e de eficiência à população”.

Finalizando a cerimônia, o governador Eduardo Leite destacou o papel da agência para com os interesses da sociedade. “Tenho uma profunda convicção que os serviços públicos e os parceiros privados devem seguir plenos, sempre com os olhos da Agergs garantindo regras claras nos contratos, protegendo as empresas que oferecem os serviços  e cidadãos que os recebem. Vamos garantir a independência da agência e atualização tecnológica para a realização de fiscalizações eficazes e respeito ao consumidor. Queremos que o RS se apresente para o Brasil e o mundo como oportunidade econômica através de parcerias público-privadas, mediada com toda a técnica e equilíbrio que uma agência reguladora oferece”, afirmou.

Porsse é Doutor em Economia pela UFRGS e, atualmente, é professor adjunto do departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná. Já foi pesquisador na Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul e desempenhou funções nas secretarias estaduais da Fazenda e de Planejamento e Gestão. Entre outros cargos, foi pesquisador na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP; Diretor Financeiro na Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos; Diretor Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos; e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná.