quinta-feira, julho 7, 2022

Quem é quem na Diretoria da ABAR

Presidente

Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides
Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA

Conheça

Vice-Presidentes

Federal
Fernando Moura Alves
Diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP

Conheça

Região Sul
Adir Faccio
Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS-SC

Conheça

Região Norte
Eurípides Reis da Cruz Filho
Diretor-Geral Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará – ARCON-PA

Região Sudeste
Joaquim Leite Ribeiro Matias
Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo-ARSESP

Diretor de Relações Institucionais da ARSESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo e Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico. Formado em Relações Internacionais com MBA Executivo Internacional pela FIA/USP, com extensões internacionais na Owen Graduate School of Management/EUA e E.M.Lyon – Lion/França. Trabalhou por mais de 15 anos como executivo de empresas nacionais e multinacionais.

Região Centro-Oeste
Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides
Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA

Graduado em Engenharia pela UERJ, com pós-graduação em Energia pela UFRJ, MBA em Planejamento Estratégico pela FGV e especialização nos Estados Unidos, Alemanha  e França, nas áreas de recursos hídricos e energia, em missões do Governo do Brasil, através da Eletrobrás e do Ministério de Minas e Energia.

No Brasil, é Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA); Presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), que reúne 67 agências reguladoras, e membro permanente do seu Conselho Consultivo. No exterior, é membro do “Board of Governors” do Conselho Mundial da Agua (World Water Council), com sede em Marselha (França), e Conselheiro Honorário Permanente da Rede Internacional de Organismos de Bacias (Réseau International des Organismes de Bassin), com sede em Paris (França).

Atua há mais de 40 anos na área de infraestrutura (recursos hídricos, saneamento e energia), em empresas estatais, órgãos reguladores e consultorias para o setor privado. Palestrante em dezenas de eventos, no Brasil e no exterior, sobre recursos hídricos, saneamento e energia. Representou o Brasil em eventos e organismos internacionais.

Região Nordeste
Fernando Alfredo Rabello Franco
Conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará – ARCE

Advogado com especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza. Foi Presidente da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) entre 2018 3 2022. Integrou o board de governadores do Conselho Mundial da Água (WWC) entre 2018 e 2020. É Vice-Presidente da Asociación de Entes Reguladores de Agua Potable y Saneamiento de las Américas (Aderasa). Exerceu a Presidência da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE) em 2019.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, foi Conselheiro Estadual, Presidente da Comissão Especial de Assuntos e Estudos sobre Direito de Trânsito e Tráfego e Membro da Comissão de Direito Tributário. Integrou a Câmara Temática de Esforço Legal do Conselho Nacional de Trânsito.

Diretores

Alexandro Adriano Lisandro de Oliveira

Diretor Presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá – ARSEC-MT

Advogado, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com especialização Latu sensu em Direito Tributário pela PUC-SP. Na advocacia atuou na área de Direito Empresarial. Foi assessor jurídico no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região. Antes de presidir a agência, foi diretor-ouvidor da Arsec de 2015 a 2019.

Dalto Favero Brochi

Diretor Geral da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES – PCJ

Economista, com atuação nas áreas de Regulação dos Serviços de Saneamento e em Gestão dos Recursos Hídricos. Foi Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ); Secretário Técnico da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOB) e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB); e membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). É Coordenador da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Governança e Controle Social (CTJI-GCS) da ABAR.

Vladimir Paschoal Macedo

Conselheiro vice-presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – AGENERSA

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e engenheiro de produção pela Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS/Funemac). Especialista em gestão pública, é técnico em Eletromecânica pelo IFF. Integra o Conselho Diretor da Agenersa desde janeiro de 2021. É coordenador da Câmara Técnica de Petróleo e Gás (CTGás) da ABAR.

Kátia Muniz Côco

Diretora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária da Agência de Regulação de Serviços Públicos – ARSP/ES

Mestre em Engenharia Ambiental pela UFES e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FACAM. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UFES e em Saneamento Ambiental pelo IFES. Tem experiência na área acadêmica ao ministrar disciplinas na área ambiental em cursos técnicos e de pós graduação. Atua desde 2009 com regulação de serviços de Saneamento assumindo a função de gerente e diretora técnica na ARSI (Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo). É Coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSan) da ABAR.

Luiz Afonso Senna

Conselheiro-Presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS

Engenheiro Civil pela UFRGS e Mestre em Transportes pela COPPE/UFRJ, com Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford e PhD em Transportes pela Universidade de Leeds. Tem formação em Educação Executiva pela Harvard University.

Professor Titular da Escola de Engenharia da UFRGS; Coordenador do Plano Estadual de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul. Foi pesquisador do Institut für Mobilitätsforschung; Pesquisador Visitante da Unidade de Estudos de Transporte e Pesquisador Associado do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford.

Foi Consultor do Banco Mundial e Fonplata; diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre; Diretor-Presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC); Consultor de empresas privadas e instituições públicas.

Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS. Professor Visitante da Grenoble Business School (França); Conselheiro do Comitê de Infraestrutura da Federação de Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

É autor dos livros: “Rodovias Auto-sustentadas: O Desafio do Século XXI”; e “Economia e Planejamento de Transportes”.

Severino Otávio Rapôso Monteiro

Diretor Presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – ARPE

Bacharel em Direito pela Sociedade Caruaruense de Ensino Superior (Caruaru), foi Conselheiro do Tribunal de Contas Estadual (PE), tendo ocupado os cargos de Presidente e Vice-Presidente. Foi Prefeito da cidade de Bezerros (PE), Deputado Estadual, Vereador e Delegado Especial da Polícia Civil do Estado de Pernambuco. Presidiu o Sport Club Recife.

Suplentes da Diretoria

Regina Luana Santos de França do Rosário
Diretora da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe – AGRESE

Graduada em Química Industrial e mestra em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes com estágio doutoral pela Universidade de Aveiro/Portugal. Ex-Presidente do Conselho Regional de Química da 8a Região. Ex-Diretora da Câmara Técnica de Gás Canalizado da Agrese. Atual Diretora Técnica da Agrese. Professora do Instituto Federal de Sergipe Membro do Sim, Elas existem! e do Infrawomen Brazil.

Luis Alberto Nespolo
Presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Mato Grosso – AGER-MT

Bacharel em Administração (UPF/RS) e Química Industrial (PUC/RS), com MBA Executivo em Gestão Empresarial (FGV/RJ) e Mestre em Tecnologia Cervejeira (USPM/ES).
Foi diretor e coordenador de graduação em Administração e dos Cursos Superiores em Tecnologia (CSTs) e coordenador dos cursos de pós-graduação em MBAs em Gerenciamento de Projetos e Gestão da Qualidade e Processos na Universidade de Cuiabá; Diretor Administrativo e Financeiro na Indústria CD Max; Diretor Superintendente da Bimetal Indústria Metalúrgica; gestor de unidades de negócios na Ambev; Diretor Presidente e Conselheiro de Administração da Amazônia Eletronorte Transmissora de Energia S/A; Diretor de Operações da São Pedro Transmissora de Energia S/A; Conselheiro Fiscal das empresas transmissoras de energia ETEM S/A e TME S/A; Presidente do Conselho Administrativo da UNICJR; Presidente do Movimento Mato Grosso Competitivo.

Conselho Fiscal

Milton Roberto Persoli
Diretor Geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Trânsito e Transportes pela USP. No Governodo Estado de São Paulo, foi Secretário Executivo de Logística e Transporte e Presidente da Dersa. Funcionário de carreira na CET, onde iniciou como estagiário, chegando a presidente. Ocupou diversos cargos na Administração Pública Municipal, adquirindo grande conhecimento na Gestão Pública. 

Marcelo Nunes De Oliveira
Presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – AGR

Administrador de empresas pela Universidade de Brasília, especialista em Defesa da Concorrência pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Economia pelo Instituto de Direito Público de Brasília (IDP). É servidor efetivo da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no Ministério da Economia. Atuou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre 2009 e 2019, exercendo, a partir de 2012, a função de coordenador-geral de Antitruste e a de superintendente-geral adjunto substituto.

Atuou na Liderança do Partido Novo na Câmara dos Deputados, responsável por coordenar a equipe multidisciplinar que analisa e formula proposições legislativas para subsidiar a bancada em seus posicionamentos, além de ser o responsável pelo assessoramento à bancada nos temas relacionados à defesa da concorrência e regulação econômica.

Silvio Cesar dos Santos Rosa
Diretor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC

Engenheiro Mecânico-Industrial, atua há 12 anos na área de Regulação. É
mestrando do Curso Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial pela Universidad Europea del Atlântico (Santander–Espanha). Tem cursos nas áreas de Gestão de Contratos de PPPs e Concessões; Administração Pública, com enfoque na Lei n. 13.303/2016 (Lei das Estatais); Governança, Compliance e Finanças Corporativas; e ainda formações técnicas nas áreas de Gestão de Ativos e Revisões Tarifárias; e cursos de Contabilidade Regulatória e PRÓ-REG do Governo Federal/BID.

Suplentes do Conselho Fiscal

Eliana de Nazaré Chaves Uchôa
Diretora-Presidente da Agência Reguladora Municipal de Belém – ARBEL

Bacharel em Direito, Pós-graduada em Direito do Consumidor. Atuou na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Casa Civil do Governo do Estado do Pará (Diretora Jurídica), Procon/PA (Diretora), Ouvidoria Geral Do Município De Belém – OGM (Ouvidora Municipal), Companhia de Desenvolvimento do Município de Belém – Codem (Presidente), Auditoria Geral do Município de Belém – AGM (Auditora Geral). Atualmente cumpre mandato como Diretora Presidente da Agência Reguladora Municipal de Belém – ARBEL.

Stefani Ferreira de Matos
Diretor da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARSAE-MG

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, graduado em Administração Pública (Fundação João Pinheiro) e pós-graduado em Gestão Pública e Legislação Urbana (Universidade Cândido Mendes). Possui ampla experiência, tendo atuado em diversas áreas do governo, como nas Secretarias de Transportes e Obras Públicas, Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Gestão e na Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH). Integra o quadro da Arsae-MG desde março de 2020.

Secretário Executivo-Financeiro

Silvio Humberto Viana Diniz