Diretor-geral da ANTAQ reúne-se com comandante da Marinha do Brasil para tratar de parcerias

646

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Adalberto Tokarski, participou na última quarta-feira (20) de almoço na sede do Comando da Marinha, em Brasília, a convite do comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Durante o encontro, convidado e anfitrião conversaram sobre as parcerias que estão em andamento entre as duas instituições, voltadas para segurança da navegação.

Uma dessas parcerias é o Programa de Rastreamento de Embarcações da Navegação (Prenavi). A ferramenta, que está sendo desenvolvida pelo Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha do Brasil (Casnav), no Rio de Janeiro, é resultado de um convênio entre as duas instituições, cabendo à ANTAQ repassar recursos à Marinha para o desenvolvimento da ferramenta que possibilitará o monitoramento de embarcações do transporte de passageiros e cargas em todo o país.

De acordo com o diretor-geral da ANTAQ, funcionando como um concentrador de informações de viagens dessas embarcações, o Prenavi permitirá comparar as viagens programadas com as efetivamente realizadas, possibilitando ainda a emissão de alarmes diversos visando eventos de salvaguarda, resgate de vida e correções de rotas, divulgação de estimativas sobre tempo/atraso das viagens em determinado terminal e interligação de sistemas de controle de fluxo de passageiros, entre outros.

Leia mais aqui.