Diretor geral da ANTAQ destaca movimentação portuária brasileira em evento no RJ

533

O diretor-geral em exercício da ANTAQ, Tiago Lima, participou no último dia 6 do Pré-Sal Brasil 2012- 3º Congresso Internacional e Exposição, no Rio de Janeiro. Ele palestrou sobre “O Sistema Brasileiro de Navegação e Desempenho Portuário”. Durante o evento, Lima anunciou o novo recorde de 886 milhões de toneladas de movimentação das cargas pelas instalações portuárias brasileiras. Segundo ele, o número representa um crescimento de 6,25% sobre 2010.

O diretor-geral em exercício da ANTAQ também anunciou informações adicionais sobre a movimentação portuária e a navegação de apoio marítimo. Ele informou que o minério de ferro foi a principal mercadoria movimentada, com 327,8 milhões de toneladas. Em seguida, vêm os combustíveis e óleos minerais, com 188,4 milhões de toneladas.

Lima também falou sobre a influência do setor petrolífero no desempenho das operações ligadas à navegação de cabotagem. O número mostra que 66,8% da movimentação ligada à cabotagem são operações com derivados de petróleo. Em relação ao apoio marítimo, Lima destacou a evolução na frota de bandeira brasileira. Em 2011, foram contabilizadas 1.459 embarcações por tipo de navegação. Desse total, 1.149 foram de apoio portuário.

Fonte: ANTAQ