Diretor da ANTAQ participa de escala-teste de navio de cruzeiro em terminal catarinense

408

O diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Francisval Mendes, participou no último sábado (24) da primeira escala-teste do navio de turismo MSC Preziosa no Trapiche de Casnavieiras, no norte da capital de Santa Catarina. A operação foi autorizada pela Autarquia em caráter especial, como parte do processo para autorização definitiva do terminal. O Preziosa chegou a Casnavieiras com 4.300 passageiros a bordo.

A programação do diretor da ANTAQ em Florianópolis começou no dia 23, com visitas-técnicas a instalações portuárias no Estado, e se encerrou no dia 25 com a chegada do navio MSC Preziosa ao terminal IPtur-Bontur, em Balneário Camboriú. Essa foi a segunda escala–teste realizada em Balneário Camboriú. A primeira foi no ano passado. O terminal também aguarda a autorização definitiva da ANTAQ. A expectativa é que Santa Catarina possa receber cerca de dez navios de cruzeiro na próxima temporada.

Na oportunidade, o diretor-geral substituto da ANTAQ disse que o teste de escala do navio foi um sucesso e que a experiência é um dos últimos passos para que os dois terminais obtenham a autorização de operação da ANTAQ. “Alguns ajustes precisam ser feitos, principalmente no terminal de Casnavieiras, para que a licença definitiva possa ser liberada. Mas foi muito bom constatar que, com esses dois terminais, Santa Catarina poderá aproveitar o imenso potencial turístico de sua costa”, afirmou Mendes.

Na solenidade de troca de placas a bordo do navio estiveram presentes também o diretor-geral da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o secretário estadual de Turismo, Leonel Pavan, o comandante da Capitania de Portos, capitão de Mar e Guerra, Emerson Gaio Roberto, e demais autoridades da região.

Leia mais aqui.