DF tem 22 pontos de captação para caminhões pipa, diz ADASA

585

Os caminhões pipas credenciados têm à sua disposição 22 pontos de captação de água no DF (mapa), em cinco bacias hidrográficas – São Bartolomeu (9), Paranoá (6), Descoberto (3), Corumbá (3) e Maranhão (1). Esses pontos foram definidos pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), levando em consideração o atendimento à demanda, a disponibilidade hídrica suficiente e o menor impacto ambiental.

Estão cadastrados na Superintendência de Recursos Hídricos da ADASA 331 caminhões pipas, em condições de captar água, utilizada em maior incidência para irrigação e nos serviços de terraplanagem. Quem se apropria da água sem autorização pode sofrer penalidades, que vão desde a notificação, advertência, multas que varia de R$ 400 a  R$ 10 mil (podendo ser superior se houver agravantes), apreensão do veículo e detenção do motorista.

Cristiane Martins, reguladora da SRH, salienta que a outorga do direito de captação de água fornecida pela ADASA deverá estar sempre presente no caminhão. Quem estiver transportando água adquirida da CAESB deverá portar o “ticket” fornecido pela empresa. O documento fornecido pela ADASA contém a indicação da placa do caminhão e a vazão máxima permitida para captação por dia, além dos pontos liberados.

Fonte: ASCOM/ADASA