Debates & Diálogos aborda importância de Business Intelligence

6

Na tarde da última quinta-feira (04/03), a Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS) realizou o evento interno Debates & Diálogos sobre Regulação, na modalidade online. Para falar sobre o tema “Business Intelligence – BI”, os palestrantes convidados foram o Diretor de Tarifas Carlos Alvim e o Técnico Superior da DT Luiz Henrique Zago Gaston.

De acordo com a equipe, a qualidade insuficiente das informações recebidas das empresas gerava um retrabalho manual de conferência que diminuía sensivelmente o tempo de análise e estudos. Foi contratada, então, a consultoria Ernst & Young Auditores Independentes, que além de apoiar o processo de fiscalização contábil da regulatória de duas empresas, avaliou os controles de recebimento de gestão das informações contábeis efetuadas pela equipe de estudos econômico-financeiros da Agergs.

A apresentação foi iniciada abordando algumas questões sobre a importância de se ter um BI como ferramenta de otimização de resultados:

  • Breve amostra da importância de dados em casos específicos, como por exemplo no futebol.
  • As mudanças e novidades nas redes sociais para entender de que forma a propaganda é direcionada.
  • O BI é a inteligência aumentada, cuja atribuição é permitir que as informações geradas produzam associações operacionais, contábeis e estatísticas, oportunizando projeções de cenários regulatórios.

Os palestrantes falaram sobre a implementação, na Agência, visando a melhoria da eficiência regulatória, já que até então, o processo era feito de forma manual, exigindo muito tempo e esforço de cada servidor.

O evento também contou com a presença de servidores da Agergs, Diretores e Conselheiros.