Daniel Manzi, da Ares-PCJ, lança livro sobre hidráulica e saneamento

25

O engenheiro Daniel Manzi, Coordenador de Regulação da Ares-PCJ, acaba de lançar o livro “A Hidráulica de todo dia no Saneamento” (Editora Appris), uma publicação técnica de caráter prático e direto, que ajuda os prestadores de serviços em suas tarefas diárias.

“O livro é dirigido aos profissionais que atuam ou se preparam para atuar no dia a dia das empresas de saneamento, traduzindo para a prática diária a teoria dos livros-texto acadêmicos e dos manuais técnicos”, explica Daniel, que é professor universitário e foi diretor do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba. “A proposta é ajudar sobretudo os engenheiros civis e ambientais que estão na linha de frente, trabalhando para colocar água e saneamento em nossas casas, empreendimentos e organizações.”

Daniel afirma que a obra apresenta ferramentas acessíveis, por exemplo, para localizar vazamentos ou regiões de mistura de setores de distribuição, para aumentar a capacidade de vazão de sistemas de distribuição de água, reduzir perdas, ensaiar redes de novos empreendimentos, aumentar a eficiência energética ou mesmo reduzir a frequência de problemas operacionais em campo.

“Com um capítulo dedicado exclusivamente à modelagem hidráulica, o livro desmistifica alguns tabus, apresentando exemplos úteis no cotidiano de quem lida com a água”, diz o autor. Ele convida os leitores a replicar os resultados de seu trabalho e espera que o livro chegue às bibliotecas dos SAAEs, DAEs, SEMAEs, companhias estaduais e operações privadas de todo o Brasil.

Para saber mais e adquirir o livro, clique aqui