segunda-feira, abril 19, 2021

Metodologia Acertar para Auditores

INSCRIÇÕES EM BREVE

SOBRE O CURSO

Como respeitar o prazo para realizar as certificações de Água e Esgoto?

Gerar e gerir informação confiável é imprescindível para moldar o futuro da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A informação adequada permite a tomada de decisões gerenciais e operacionais racionais e solidamente fundamentadas. Cabe a agências reguladoras, tribunais de contas e autores internos das companhias de água e esgotamento sanitário, verificar a confiabilidade da informação, que é usada para a formação de tarifas e indicadores de qualidade do serviço prestado.

Neste minicurso serão apresentados os controles e testes de controle relativos às práticas de auditoria de informação em saneamento, com foco no grupo de indicadores básico da ABAR. Especificamente, serão abordados os fluxos de informação associados a gestão Comercial; Recursos Humanos; Suprimentos, Compras e Contratos; Tributária; Contábil; Manutenção do Cadastros de Redes; Processo Operacional e Controle da Qualidade da Água. No minicurso serão disponibilizados materiais de apoio, tais como planos de auditoria, templates e workpapers para executar auditorias conforme previsto na Portaria No 719, de 12 de dezembro de 2018, que podem ser realizadas com caráter interno ou
externo.

09 a 10 de setembro de 2021, 8h às 12h
Modalidade online (transmissão ao vivo)
Carga horária: 8 horas

PÚBLICO ALVO

Servidores técnicos e analistas, coordenadores, gerentes e diretores de operação, auditores, consultores de companhias de saneamento, agências reguladoras e tribunais de contas atuando em saneamento.

SOBRE O INSTRUTOR

Engenheira Ambiental e Sanitarista, mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina, cursando especialização em Auditoria e Gestão Empresarial na Universidad Europea del Atlántico, Gerente de Fiscalização de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Aresc/SC e Coordenadora do Grupo de Proteção de Mananciais da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR.

Economista, mestre em Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento Básico pela Fiocruz, Gerente de Informações Econômicas da Arsae/MG e Coordenador do Grupo de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução:

8h00 – 10h15

 

O que é esperado das agências com o ACERTAR?
Como elaborar um plano de auditoria?
Como elaborar um papel de trabalho (workpaper ou WP)?
Como calcular o tamanho da amostra em Testes de Controle (CTs)?

10h15 – 10h30

Intervalo

Como realizar os Testes de Controle (CTs)?

10h30 – 11h00

Processo operacional (14CT)
Manutenção do cadastro de redes (1CT)

11h00 – 11h30

Controle da qualidade da água (6CT)

11h30 – 12h00

Monitoramento dos índices de atendimento (3CT)

12h00 – 13h30

Almoço

13h30 – 14h30

Gestão comercial (15 CTs)

14h30 – 15h30

Gestão de recursos humanos (10 CT)

15h30 – 15h45

Intervalo

15h45 – 16h30

Gestão contábil (7CTs)
Tributário/Fiscal (1 CT)

16h30 – 17h30

Gestão de suprimentos, compras e contratos (14 CT)

ENCERRAMENTO

17h30 – 17h45

Pesquisa Panorama ACERTAR

17h45 – 18h00

Visita Guiada ao site www.acertarbrasil.com

INVESTIMENTO

Este curso é gratuito para servidores de agências reguladoras associadas à ABAR. Confira a lista de associadas clicando aqui.

Este curso custa R$ 600 para não associados à ABAR. A sua inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento.

Associados ABES têm 30% de desconto.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

As reuniões serão realizadas através da plataforma Zoom. Será necessário que o aluno crie uma conta no aplicativo Zoom para que possa logar com seu perfil no dia do curso. É imprescindível que o login seja feito com Nome e Sobrenome fornecidos no momento da inscrição, para validação da participação e emissão do certificado

CERTIFICAÇÃO

Este curso dá direito a certificado com emissão online.

Precisa de mais informações? Fale conosco clicando aqui.
Para descontos por volume, ligue para (61) 3226 5749.