quinta-feira, dezembro 8, 2022

Metodologia Acertar para Auditores

INSCRIÇÕES ABERTAS

SOBRE O CURSO

Como respeitar o prazo para realizar as certificações de Água e Esgoto?

Gerar e gerir informação confiável é imprescindível para moldar o futuro da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A informação adequada permite a tomada de decisões gerenciais e operacionais racionais e solidamente fundamentadas. Cabe a agências reguladoras, tribunais de contas e autores internos das companhias de água e esgotamento sanitário, verificar a confiabilidade da informação, que é usada para a formação de tarifas e indicadores de qualidade do serviço prestado.

Neste minicurso serão apresentados os controles e testes de controle relativos às práticas de auditoria de informação em saneamento, com foco no grupo de indicadores básico da ABAR. Especificamente, serão abordados os fluxos de informação associados a gestão Comercial; Recursos Humanos; Suprimentos, Compras e Contratos; Tributária; Contábil; Manutenção do Cadastros de Redes; Processo Operacional e Controle da Qualidade da Água. No minicurso serão disponibilizados materiais de apoio, tais como planos de auditoria, templates e workpapers para executar auditorias conforme previsto na Portaria No 719, de 12 de dezembro de 2018, que podem ser realizadas com caráter interno ou
externo.

19 a 20 de maio de 2021, 8h às 12h
Modalidade online (transmissão ao vivo)
Carga horária: 8 horas

PÚBLICO ALVO

Servidores técnicos e analistas, coordenadores, gerentes e diretores de operação, auditores, consultores de companhias de saneamento, agências reguladoras e tribunais de contas atuando em saneamento.

SOBRE O INSTRUTOR

Engenheira Ambiental e Sanitarista, mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina, cursando especialização em Auditoria e Gestão Empresarial na Universidad Europea del Atlántico, Gerente de Fiscalização de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Aresc/SC e Coordenadora do Grupo de Proteção de Mananciais da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR.

Economista, mestre em Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento Básico pela Fiocruz, Gerente de Informações Econômicas da Arsae/MG e Coordenador do Grupo de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O que é esperado das agências com o ACERTAR?
Como elaborar um plano de auditoria?
Como elaborar um papel de trabalho (workpaper ou WP)?
Como calcular o tamanho da amostra em Testes de Controle (CTs)?
Como realizar os Testes de Controle (CTs)?
Processo operacional (14CT)
Manutenção do cadastro de redes (1CT)
Controle da qualidade da água (6CT)
Monitoramento dos índices de atendimento (3CT)
Gestão comercial (15 CTs)
Gestão de recursos humanos (10 CT)
Gestão contábil (7CTs)
Tributário/Fiscal (1 CT)
Gestão de suprimentos, compras e contratos (14 CT)
Pesquisa Panorama ACERTAR
Visita Guiada ao site www.acertarbrasil.com

INVESTIMENTO

Este curso é gratuito para servidores de agências reguladoras associadas à ABAR. Confira a lista de associadas clicando aqui.

Este curso custa R$ 600 para não associados à ABAR. A sua inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento.

Associados ABES têm 30% de desconto.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

As reuniões serão realizadas através da plataforma Zoom. Será necessário que o aluno crie uma conta no aplicativo Zoom para que possa logar com seu perfil no dia do curso. É imprescindível que o login seja feito com Nome e Sobrenome fornecidos no momento da inscrição, para validação da participação e emissão do certificado

CERTIFICAÇÃO

Este curso dá direito a certificado com emissão online.

Precisa de mais informações? Fale conosco clicando aqui.
Para descontos por volume, ligue para (61) 3226 5749.