domingo, abril 18, 2021

Hidráulica e Controle de Perdas para Prestadores e Reguladores

SEM DATA PREVISTA
As informações abaixo são relativas à última edição deste evento. Mudanças podem ocorrer em futuras realizações.

SOBRE O CURSO

Será apresentado aos gestores e demais profissionais dos Prestadores de Serviços e das Agências Reguladoras do Setor de Saneamento, com formações acadêmicas das mais diversas, as noções gerais de hidráulica e operação de sistemas de abastecimento de água, com vistas a entender e dar suporte às atividades de fiscalização e regulação das ações de controle de perdas realizadas pelos Prestadores de Serviços de Saneamento. Visa apresentar, de forma clara e objetiva e com exemplos numéricos, tanto os conceitos gerais de pressão e vazão quanto o retorno factível em termos volumétricos e econômicos dos programas de controle de perdas, formando massa crítica em relação ao tema.

1º semestre: 06 e 07 de abril de 2021, 8h às 12h

2º semestre: 01 e 02 de setembro de 2021, 8h às 12h


Modalidade online 
(transmissão ao vivo)
Carga horária: 8 horas

PÚBLICO ALVO

Servidores técnicos e analistas, coordenadores, gerentes e diretores dos Prestadores de Serviços e das Agências Reguladoras de abastecimento de água e esgotamento sanitário de empresas públicas ou privadas.

SOBRE O INSTRUTOR

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP-São Carlos e Doutor em Engenharia Hidráulica pela UNICAMP. Foi Engenheiro e Diretor do Departamento de Operação e Manutenção do SEMAE Piracicaba e Consultor Sênior para América Latina em projetos de controle de perdas na Itron Inc. Atualmente é Coordenador de Regulação da Agência Reguladora ARES-PCJ e Professor universitário na Escola de Engenharia de Piracicaba. Atua também como membro do Grupo de Trabalho das atividades do CREA-SP em Saneamento, como coordenador do Grupo de Apoio Técnico de implantação da metodologia ACERTAR para certificação de indicadores do SNIS e em estudos, projetos e consultorias em Hidráulica e Saneamento e assessora estudos, projetos e consultorias em Hidráulica e Saneamento no Brasil e no exterior.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Definição de pressão na rede, como medir, suas unidades usuais, o porquê da sua variação ao longo do dia e aplicações práticas no dia a dia

2. Definição de velocidade e sua relação com a medição de vazão e volume nos sistemas de água – medição de vazão

3. Conceito de perda e carga e plano piezométrico sua utilidade na localização de vazamentos ou obstruções e de mistura de setores de distribuição

4. Como aumentar a capacidade de vazão de adutoras e redes existentes

5. Como realizar testes de recebimento de novas redes e linhas de recalque

6. Porque a regulagem de registros de manobra não é controle de pressão

7. Diferença entre monitorar nível de reservatório e pressão na rede

8. Definição de perdas reais e aparentes

9. Indicadores nacionais e internacionais

10. Como as perdas crescem mesmo sem fazer nada

11. Balanço hídrico: modelos e formas de aplicação

12. Como determinar a perda real

13. Como determinar a perda por submedição de hidrômetros

14. Pontos de ação para controle de perdas – o que realmente produz resultados e como quantificá-los

INVESTIMENTO

Este curso é gratuito para servidores de agências reguladoras associadas à ABAR. Confira a lista de associadas clicando aqui.

Este curso custa R$ 600,00 para não associados à ABAR. A sua inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento.

Associados ABES têm 30% de desconto.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

As reuniões serão realizadas através da plataforma Zoom. Será necessário que o aluno crie uma conta no aplicativo Zoom para que possa logar com seu perfil no dia do curso. É imprescindível que o login seja feito com Nome e Sobrenome fornecidos no momento da inscrição, para validação da participação e emissão do certificado.

CERTIFICAÇÃO

Este curso dá direito a certificado com emissão online.

Precisa de mais informações? Fale conosco clicando aqui.
Para descontos por volume, ligue para (61) 3226 5749.