Curso de Gestão de Processos e Webinar movimentam a Agenda ABAR

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Na semana de 05 a 09 de outubro, a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) realiza o curso Gestão de Processos e mais um Webinar ao vivo. Veja os eventos programados para esta semana:

  • Curso – Gestão de Processos

Data: 5 a 9 de outubro de 2020.

Horário: 9h às 11h

Inscrição: Clique aqui.

Valor inscrição: Associados – isento

Não associados – 700,00

Instrutora:  Vanice Cardoso Ferreira

Currículo: Vanice Cardoso Ferreira é graduada em Administração Pública pela EG/FJP e em Engenharia de Produção pela UFMG, com especialização em Gestão Estratégica na FJP, mestrado em Administração (Linha de Pesquisa de Gestão de Operações) pela UFMG e especialização (em andamento) em Liderança e Gestão Pública pelo CLP. Atuou durante dez anos na área de gestão e otimização de processos, sendo responsável pela unidade central do Governo de MG e tendo coordenado a elaboração da Coletânea de Inovação em Gestão Pública e a Política de Simplificação do Governo de Minas Gerais. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, tendo coordenado a elaboração do planejamento estratégico 2020-2024 da secretaria e suas doze vinculadas, as ações de relações internacionais e de comunicação, além de todas as atividades de planejamento, gestão e finanças. Desde outubro de 2019 assumiu na Secretaria de Estado de Infraestrutura a Coordenadoria Especial de Concessões e Parcerias, subsecretaria que representa a Unidade PPP do Governo de Minas Gerais, sendo responsável por coordenar e apoiar a estruturação de novos projetos de concessão e PPP e a gestão dos contratos de PPP vigentes, além de gerir os fundos pagador e garantidor de PPP do estado de MG, ser gestora do contrato PPP do Mineirão e responsável pela gestão dos equipamentos esportivos (Mineirão, Arena Independência e Mineirinho) de Minas Gerais.

A proposta do curso de capacitação:

Objetivo: O curso tem por objetivo permitir um conhecimento introdutório nos conceitos de Business Process Management (BPM), possibilitando que os servidores capacitados estejam aptos a conduzirem iniciativas de mapeamento e redesenho de processos em suas organizações. As iniciativas de otimização de processos têm por objetivo rever, a partir de uma análise crítica estruturada, o funcionamento dos processos de trabalho, suas atividades, instâncias de validação, documentos gerados e recursos utilizados. A partir da análise são utilizados instrumentos que favorecem a proposição e implantação de um novo modelo de processo, mais eficiente, eficaz, padronizado e aderente aos objetivos organizacionais

Público alvo:

Gestores ou técnicos que tenham como objetivo a melhoria dos processos de trabalho de sua organização, a revisão e aprimoramento das práticas e fluxos de trabalho, o melhor aproveitamento dos recursos humanos, técnicos e financeiros disponíveis, e a melhoria dos resultados e entregas gerados com foco nos clientes.

Programação:

Módulo 1– Contextualização inicial

  • Alinhamento Estratégico;
  • Cadeia de Valor;
  • Fatores Críticos de Sucesso;

Módulo 2 – Definições e Conceitos

  • Processos (conceito e tipos de processos);
  • Gestão de Processo x Gestão por Processos;
  • Metodologias para Gestão de Processos;
  • O Ciclo de BPM.

Módulo 3: Projetos de Otimização de Processos

  • Planejamento;
  • Análise;
  • Redesenho; e
  • Implantação.
  • Webinar ABAR Ao Vivo: “Autonomia das Agências Reguladoras e sua importância no Desenvolvimento da Infraestrutura no Brasil”

Data: 07 de outubro
Horário: 15 horas
Inscrições: Clique aqui
Palestrantes:

Carlos Ari Sundfeld – Professor Titular – FGV Direito SP. AdvogadoProfessor Titular da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV Direito SP, Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP, Doutor (1991), Mestre (1987) e Bacharel (1982) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Entre seus livros mais recentes: Direito Administrativo para Céticos, Malheiros, 2ª ed., 2014; Contratos Públicos e Direito Administrativo, Malheiros, 2015; Direito da Regulação e Políticas Públicas, Malheiros, 2014; Contratações Públicas e seu Controle (coord.), Malheiros, 2013; e Pareceres, 3 vols., Revista dos Tribunais, 2013. É sócio fundador de Sundfeld Advogados – Consultores em Direito Público e Regulação. Foi Procurador do Estado de São Paulo (1984-2003). Participou da concepção de inovações legislativas como a licitação por pregão, a Lei Geral de Telecomunicações, o modelo brasileiro de agência reguladora independente (ANATEL), as Leis Federal e Mineira de Parcerias Público-Privadas, a Lei Paulista de Processo Administrativo, e outras.

Patrícia Sampaio – Professora FGV Direito Rio – Advogada.Professora da graduação e da pós-graduação da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). Doutora e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Advogada.

Moderador: Carlos Roberto Oliveira – Diretor Administrativo e Financeiro – ARES-PCDoutor e Mestre pela Faculdade de Direito da USP. Diretor Administrativo e Financeiro da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). Secretário Executivo da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Governança e Controle Social da Associação Brasileira de Agências de Regulação (CTJI-GCS).