CTSan realiza reunião dia 19 de junho

7

Conheça a importância do evento e os principais temas a serem abordados

Esse ano, a reunião das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), será realizada de maneira diferente, respeitando as medidas de isolamento social decretadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para contenção da disseminação do novo coronavírus.  O evento acontecerá virtualmente, pela plataforma Zoom.

Durante os dias 17,18 e 19 de junho (de quarta a sexta-feira), os servidores das agências reguladoras associadas à ABAR ficarão imersos no ambiente regulatório, para discutir o papel das agências, assim como seus desafios no atual cenário de pandemia e pós-pandemia.

No dia 19 de junho, fechando o terceiro dia de reunião, a CTSan trará temas, na sua maioria, de caráter nacional e contará com a participação de diretores que encabeçam sessões de cunho nacional como a mudança do marco regulatório do saneamento e os impactos da pandemia de COVID 19, no cenário regulatório brasileiro.

Segundo o Secretário Executivo da CTSan, Igor Rossine Gleb (ARSESP), esse evento é de grande importância para a comunidade reguladora, uma vez que “permite congregar, em um mesmo espaço, pessoas das diferentes agências do país de uma extensão geográfica enorme com suas respectivas questões”. Ele destacou o propósito da CTSan nesses encontros que é de tirar alguns documentos de referência, algumas pautas que possam ajudar no andamento das atividades das agências, independente do lugar que elas estão.

Ainda, segundo ele, o ambiente permite um maior compartilhamento de experiências “Nas reuniões, os técnicos podem discutir, trazer suas impressões, independente das hierarquias das próprias agências. Lógico, sem deixar de refletir o propósito delas, mas eles podem se expressar e citar pontos de vista com uma certa liberdade que não teriam em nenhum outro lugar técnico”, afirma Igor Rossine.

 

O trabalho da CTSan

A Câmara Técnica de Saneamento, Recursos Hídricos e Saúde, vem se abrindo para novos horizontes, trazendo especialistas do mundo externo. Hoje, eles desenvolvem parcerias com O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), antigo ministério das Cidades. Um exemplo dessa parceria está na pessoa de Rita Cavaleiro que é representante de uma agência alemã, (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH), participante ativa nos julgamentos dos trabalhos.  “Esse tipo de parceria é muito rico. É preciso capilaridade para granularizar”, comenta o Secretário Executivo da CTSan, citando a frase de um indiano, membro da comunidade reguladora internacional. Ele explica que “a CTSAN traz capilaridade na informação de citações técnicas que são necessárias para as agências reguladoras e consegue granularizar, ou seja, chegar até o ponto final da linha. Essa é a importância dela e é onde crescemos e aprendemos”, finaliza Igor.

As inscrições para as reuniões vão até dia 16 de junho e já estão abertas no site da ABAR. A participação é exclusiva para agências credenciadas da Associação. A programação e pautas preliminares estão sendo atualizadas no site na aba “Câmaras Técnicas”. Você pode acessar o conteúdo completo das pautas clicando aqui.