Crianças do Projeto PM Mirim participam do Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego

615

O Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego que acontece no Wish Serrano Resort, em Gramado, contou nesta quinta-feira, com a participação de 21 crianças do Projeto PM Mirim da cidade de Rio Pardo, que tem o patrocínio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego do Rio Grande do Sul (Abramet/RS).

 

Os alunos acompanharam na manhã desta quinta-feira (10) a simulação de atendimento a um acidente de automóvel e prestaram homenagem a Abramet.

O Capitão Silvio Erasmo Souza da Silva (Brigada Militar) é o supervisor do projeto e relatou que os trabalhos acontecem há três anos e hoje conta com a participação de 130 alunos de baixa renda, entre 7 a 12 anos, que recebem instruções de conduta durante o período inverso da escola.

“O objetivo do projeto é resgatar valores, senso de cidadania, disciplina e autoestima, além de desenvolver o senso de responsabilidade e estabelecer vínculos de confiança e proximidade com a corporação, respeito e conhecimento do trabalho do profissional militar” falou o capitão. “O projeto garantiu resultados no desenvolvimento físico, global, psicológico e social dos alunos. Melhorou muito a autoestima, a confiança o respeito ao outro, a concentração. O interesse por hábitos saudáveis de vida aumentou e os alunos tornaram-se mais responsáveis e comprometidos”, apontou o capitão que finalizou acrescentando “é um avanço considerável na vida das crianças e de suas famílias”.

 

O CONGRESSO

O 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, que iniciou na manhã desta quinta-feira (10), segue até o próximo domingo (13), com uma extensa programação.

Nesta quinta-feira aconteceram os cursos pré-evento, incluindo o curso de fisiologia do vôo, trazendo os pré-requisitos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para transporte aeromédico e o workshop sobre psicologia do trânsito.

As palestras seguem na sexta-feira (11) e no sábado (12), debatendo temáticas como as consequências provocadas pelo consumo de álcool e sua relação com os acidentes de trânsito, a importância do exame toxicológico para motoristas e o uso das tecnologias na direção veicular, seus riscos, interferências e repercussões. A Lei dos Motoristas também será assunto de painel, tendo com conferencista Zuher Handar, presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) . Assim como a avaliação mental dos motoristas profissionais, que será apresentada em conferência, com uma visão interdisciplinar da Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Psiquiatria e Perícia Médica da Previdência.

Órgão e entidades como Associação Brasileira de Medicina, Conselho Federal de Medicina, Sindicato CFC, Conselho Nacional de Trânsito, Departamentos Estaduais de Trânsito dos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraná e São Paulo, Associação Brasileira de Psicologia do Trânsito, Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, Associação Mineira de Medicina do Tráfego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento Nacional de Trânsito, Universidade Federal de São Paulo, Conselho da Criança e do Adolescente, Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Associação dos Magistrados Brasileiros, Associação Médica do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Federal de Medicina, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Saúde, Brigada Militar do Rio Grande do sul, Polícia Rodoviária Estadual, Associação Nacional dos Detrans, Federação Nacional das Associações de DETRAN e ainda todas as federadas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, além de autoridades políticas.

A realização do 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego é da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, com organização da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos e ocorre no Wish Serrano Resort, em Gramado/RS.