Conselho Mundial da Água realiza 75a. reunião, com participação da ABAR

2
Foto: Agência Brasil

Na terça-feira (16/11) foi realizada a 75ª reunião do Quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), na qual a ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) foi representada pelo VP Centro-Oeste, Vinícius Benevides, diretor da Adasa-DF. O evento foi híbrido, com participação presencial do presidente, da equipe administrativa e de governadores e outros membros do Conselho em suas instalações em Marselha, França. Os demais governadores e convidados participaram de forma remota, por vídeo conferência. A última reunião havia ocorrido no final de junho.

De acordo com o representante da ABAR, Vinícius Benevides, a reunião tratou, entre outros assuntos, das atividades recentes do Conselho, dos grupos de trabalho e das forças-tarefa; da atualização da composição dos membros; do plano orçamentário para 2022; e das atividades planejadas para os próximos meses.

“Os grupos de trabalho e as forças-tarefa tiveram a oportunidade de apresentar o avanço das suas atividades em diversas temáticas de grande relevância, incluindo segurança hídrica, mudanças globais e gerenciamento integrado de recursos hídricos”, comentou o diretor da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal).

FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA SERÁ PRESENCIAL

A 75ª reunião do quadro de governadores também marcou um passo importante para a consolidação do próximo Fórum Mundial da Água, que teve sua nona edição confirmada para acontecer presencialmente de 21 a 26 de março de 2022, em Dacar, Senegal. Será a primeira edição realizada na África subsaariana e terá como tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”.

O Fórum Mundial da Água é um dos maiores encontros globais sobre recursos hídricos, e tem como principal objetivo impulsionar ações para promover e acelerar o acesso universal a água potável e serviços de saneamento. A nona edição do Fórum terá como foco quatro grandes eixos prioritários: segurança hídrica e saneamento; água para o desenvolvimento rural; cooperação; e meios e ferramentas.

O Conselho Mundial da Água é uma organização internacional multipartidária, criada em 1996, com sede em Marselha, França. Atualmente é composto por cerca de 400 organizações oriundas de 60 países em 5 continentes.

Saiba mais sobre o Conselho Mundial da Água – WWC