Conselho Consultivo da Arsep discute avanços no saneamento

27

A Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena-PA) realizou na quarta-feira (4/8) a 2ª Reunião Ordinária do seu Conselho Consultivo. O presidente do Conselho, Affonso Henriques, apresentou os projetos que a Agência vem desenvolvendo no município, como o Ação de Verão Arsep, o Projeto Óleo Consciente e o Programa Arsep nas comunidades. os projetos tem como objetivo aproximar a agência dos usuários, visando a participação ativa da população no processo de fiscalização e amelhoria dos serviços públicos prestados.

Entre os temas abordados pelo presidente destacaram-se os avanços e melhorias dos serviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário no município de Barcarena, visando atingir as metas de universalização previstas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.

A concessionária de água e esgoto completou a explanação do assunto com dados mais específicos e cronograma de ampliação das redes nos diversos bairros, que deverão ser atendidos pelo programa da companhia chamado “Água Pai d’Égua”. O programa consiste na ampliação, regularização e padronização das redes.

Em seguida, foi dado espaço para os conselheiros tirarem suas dúvidas e fazerem suas manifestações, e também foi realizada a eleição da conselheira Amanda Magno como secretária do Conselho.

Estiveram presentes no encontro os conselheiros: vereador Carlinho Negão, representante da Câmara Municipal; Marília Amaral, representante da Secretaria de Meio Ambiente; Joabe Castro, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano; João Lobato Junior, da Secretaria de Administração,  Alberto Bandeira, conselheiro indicado pela Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitação; Renee Chaveiro e David Douglas, representando a concessionária de água e esgoto do município; além dos conselheiros Petronilo Alves e Cleide Monteiro, representando o Conselho Municipal da Cidade de Barcarena (CONCIDEBAR), e Nayanne Barbosa, indicada pela Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Ambiental, que tomaram posse na ocasião.