Congresso da Assemae foi transferido para 2021

17

Evento seria realizado em novembro deste ano

 

A Comissão Organizadora do 50º CNSA – Congresso Nacional de Saneamento optou por realizar o evento de 7 a 10 de junho de 2021 em Gramado, RS. A nova data se atribui ao cenário provocado pela pandemia de Covid-19.

De acordo com a Comissão Organizadora do 50º CNSA, a decisão é resultado do cenário de incertezas sobre o avanço da pandemia no Brasil. Além disso, há o impacto nas demandas dos municípios, a exemplo das eleições, que podem ocorrer entre novembro ou dezembro deste ano, mesmo período em que o congresso seria realizado.

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, a expectativa é que em junho de 2021 seja possível realizar o evento, com a presença de participantes de todo o país e do exterior. “Nosso propósito é ampliar a rica programação de debates sobre o setor de saneamento, incentivando a troca de conhecimento em tecnologia, gestão e sustentabilidade”, acrescenta.

A entidade tornou pública a listagem dos trabalhos técnicos selecionados e que serão apresentados durante o 50º CNSA. Foram aprovadas 204 experiências exitosas de saneamento básico, sendo 166 em apresentações orais e 38 pôsteres. Cada resumo passou por três avaliações externas, sob a coordenação da Funape – Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG – Universidade Federal de Goiás.

Foram selecionados 106 trabalhos para a categoria “Serviços de Saneamento”, que reunirá experiências de associados da Assemae e demais operadores do setor. A categoria “Institucional” contará com 22 trabalhos oriundos de órgãos de governo, entes estatais e outras instâncias públicas. Já a categoria “Instituição de Ensino” terá a contribuição de 76 trabalhos vinculados a universidades e centros de pesquisa.