Brasília recebe o Curso de Capacitação Regional ABAR

811

O evento será realizado até a próxima sexta-feira (1)

Com o tema “Metodologias de Análise de Impacto Regulatório”, a ABAR realizou hoje (29), o primeiro dia do Curso de Capacitação Regional – Região Centro Oeste, 2016. O evento aconteceu no auditório no Hotel Nobile Suítes Monumental, em Brasília. Direcionado aos servidores das agências de regulação e empresas reguladas, o curso é dividido em três módulos e conta de 58 participantes.

O presidente da Abar, Fábio Alho, fez a abertura do evento dando boas-vindas aos participantes e comentou sobre a importância dos curso para os servidores das agências de regulação. “Não somente os cursos de Análise de Impacto Regulatório e de Introdução a Regulação, mas também o curso de Metodologia de Análise de Impacto Regulatório vem para trazer conhecimentos específicos para as agências que muitas vezes já são executados, mas sem esclarecer exatamente como funciona. O objetivo dos cursos é exatamente este: trazer este conteúdo de forma direta e com mais objetividade”.

Na oportunidade, Fábio Alho reforçou ainda a importância do curso para o desenvolvimento da regulação. “As agências reguladoras, não apenas o corpo técnico das agências, que recebem essas informações, mas também a linha final, ou seja, os usuários são beneficiados com o conteúdo dos cursos. Isso porque, a capacitação gera qualidade na boa prestação do serviço, além da aceitação do usuário quando recebe o serviço do transporte, de abastecimento de água, esgotamento sanitário, enfim todos os serviços que as agências prestam”.

As palestras são ministradas pelo economista e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Dr. Jadir Proença, e discutem o Panorama da Análise de Impacto Regulatório; os Fundamentos econômicos da Análise Custo-Benefício; além das Ferramentas Para a Reforma e Melhoria da Qualidade da regulação. A ementa pretende abordar os efeitos positivos e negativos das propostas alternativas de regulação e daquelas já existentes, a aplicação da análise custo benefício em decisões públicas; Diferenças, vantagens e desvantagens entre custo-benefício e custo-efetividade e a Análise Multicritério de impacto regulatório.

O evento será realizado amanhã (30) e sexta-feira, 1º de julho. Os participantes que completarem 80% do curso vão receber certificado.