Brasil entra na fase final na disputa para sediar Fórum Mundial da Água em 2018

497

Integrantes do Conselho Mundial da Água visitaram o Brasil, entre os dias 21 e 23 de agosto, para cumprir mais uma etapa de um longo processo que visa escolher qual cidade terá o direito de sediar o Fórum Mundial da Água em 2018. A próxima edição do fórum – a sétima – será realizada na Coréia do Sul, em 2015. A última – a sexta – ocorreu na França, em 2012.

Após diversas etapas para qualificar as condições de países pretendentes a sediar o fórum em 2018, Brasil e Dinamarca foram indicados como finalistas. A candidatura brasileira é representada pela cidade de Brasília, com apoio oficial dos governos federal e do Distrito Federal.

A Abdib participou dos encontros e visitas entre os integrantes do conselho de avaliação das candidaturas e diversas autoridades brasileiras, em Brasília. Foram promovidas reuniões com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com senadores e outras autoridades e especialistas.

Newton Azevedo e Giancarlo Gerli, respectivamente vice-presidente da Abdib e diretor de Planejamento da entidade, estiveram presentes nos encontros de caráter técnico e político e reforçaram o apoio do setor empresarial à candidatura brasileira. A Abdib é uma das instituições que integram o Conselho Mundial da Água.

A Abdib é uma das instituições que oferece apoio técnico para a candidatura brasileira para sediar o Fórum Mundial da Água em 2018. Sempre vimos muita convergência entre a pauta de ações do Conselho Mundial da Água e a da Abdib, explicou o vice-presidente da Abdib.

“O Fórum Mundial da Água, se realizado no Brasil, pode ajudar a catalisar diversas políticas públicas, inclusive para toda a América Latina, que visam o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos, a melhoria do atendimento nos indicadores de saneamento ambiental, o fortalecimento da conservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico resultante”, avaliou.

Fonte: ABDIB