Vinícius Benevides recebe presidente da Aesbe na sede da ABAR, em Brasília

200

Os presidentes da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), Vinícius Benevides, e da Aesbe (Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento), Neuri Freitas, se reuniram na terça-feira (4) para discutir maneiras de estreitar o relacionamento entre as duas entidades, que já mantém Acordo de Cooperação Técnica com descontos mútuos para seus associados em cursos oferecidos por ambas. O encontro ocorreu na sede da ABAR, em Brasília, e contou com a presença do secretário executivo da Aesbe, Sergio Gonçalves, e da assessora do presidente da ABAR, Flávia Batista.

Neuri Freitas destacou a importância da aproximação entre reguladores e regulados. “Estamos percebendo bons debates entre as empresas estaduais e as agências reguladoras, para pensar em um novo modelo para o futuro, em novas resoluções, de forma que seja uma relação cada vez mais harmoniosa”, disse.

Benevides lembrou que a ABAR reúne, entre suas 67 associadas, 61 agências que regulam o setor de saneamento, e que a Câmara Técnica de Saneamento é a mais antiga e mais atuante da entidade, contribuindo inclusive para a elaboração das Normas de Referência da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

“Tivemos um encontro recente com a diretoria da ANA na qual ressaltamos a importância deste trabalho em conjunto, para que as normas, que são feitas para as agências reguladoras infranacionais, possam ser efetivamente colocadas em prática, para que haja a necessária harmonização entre as regulações”, afirmou o presidente da ABAR.

Benevides ressaltou ainda a carteira de cursos e capacitações oferecidos pela ABAR, que este ano somam 27, com foco tanto em reguladores quanto em regulados, para que todos falem a mesma língua. Os associados Aesbe disfrutam de 30% de desconto nos cursos da ABAR. O mesmo desconto é concedido pela Aesbe em seus cursos para os associados ABAR.