Barcarena inaugura segunda Estação de Tratamento de Esgoto

49

A Prefeitura de Barcarena (PA) inaugurou, na segunda-feira (6/12), a 2ª Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na Travessa João Nepomuceno, na Vila dos Cabanos. Estiveram presentes no evento os representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena (Arsep), os diretores da Concessionária Águas de São Francisco, representantes do poder legislativo do município, líderes comunitários, secretários, o Prefeito Renato Ogawa e a Vice-prefeita, Cristina Vilaça. Além dos representantes locais, o evento contou, também, coma presença diretor da Agência Reguladora Municipal de Belé, Sérgio Menezes.

A nova ETE – CABANOS II tem capacidade de tratar 432 mil litros de esgoto por dia e atenderá moradores dos bairros Jardim Paraíso, Jardim Cabano e uma parte da Vila dos Cabanos. Ao todo, mais de 20 mil barcarenenses serão beneficiados com o serviço, que tem impacto direto na preservação do meio ambiente, saúde e qualidade de vida. Esta é a segunda unidade operacional entregue pela concessionária no intervalo de 18 meses. E a terceira, a ETE Pioneiros, já está em obras e vai ampliar ainda mais a cobertura de esgotamento sanitário na cidade.

O evento teve início às 09h30 com um ato simbólico do Prefeito Renato Ogawa ligando o painel elétrico, dando inicio ao funcionamento da estação. Em seguida, ocorreu uma visitação guiada, demonstrando o funcionamento e os processos de tratamento do esgoto.

Segundo o prefeito Renato Ogawa, a inuaguração da ETE é de suma importância para a saúde e para a preservação do meio ambiente, visto as mudanças climáticas pelas quais o mundo vem passando. Dando destaque a preservação de rio e oceanos, principalmente a recuperação do Rio Murucupi.  O prefeito também deu destaque aos avanço na área do saneamento básico em comparação a outras cidades da região norte. Barcarena atualmente alcançou 22% de cobertura de esgotamento sanitário.

Para o presidente da Arsep, Franklin Costa, saneamento básico além de ser saúde é preservação ambiental e todos nós devemos fazer a nossa parte para ajudar o ecossistema de nossos igarapés a rios Barcarenense.

A inauguração da segunda ETE é mais um passo da cidade de Barcarena para cumprir as metas de universalização dos serviços de água e esgoto. E breve, a terceira estação de tratamento de esgoto, ETE Pioneiro, será inaugurada e até lá serão mais de 35 mil moradores com esgotamento sanitário em Barcarena, tornando a cidade uma das mais saneadas do Estado do Pará.