ATR realiza oficina interna sobre Sistema de Gerenciamento de Documentos

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Com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas quanto ao manuseio básico do Sistema de Gerenciamento de Documentos, servidores da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) participaram nesta terça-feira, 26, da “Oficina de Introdução ao SGD”, ministrada pelos setores de Controle Interno e Recursos Humanos da ATR.

Segundo o presidente da ATR, Stalin Bucar, as capacitações internas são de extrema importância para o crescimento dos servidores e consequentemente a Agência. “A ATR sempre terá o meu suporte em relação a oficinas e cursos de capacitação”. Enfatiza Stalin Bucar, presidente da ATR.

A instrutora do curso, Marúzia Maia, Assessora de Controle Interno da ATR, relatou que tem procurado estender aos seus colegas de trabalho, a ideia de que se aprimorar, se aperfeiçoar, além de fortalecer os servidores envolvidos na oficina, também, fortalece a gestão e o Gestor. “A nossa Primeira Oficina de Orientação e Introdução ao SGD, tem esse fundamento, essa intenção, que é oferecer aos novos servidores, o acesso a essa ferramenta de trabalho, fazendo com que os mesmos possam realizar suas atividades com mais propriedade e responsabilidade”. Complementa Marúzia Maia, servidora efetiva do Quadro Geral do Estado do Tocantins há mais de 20 anos.

Para o servidor efetivo Igor Henrique Silva o curso foi bastante produtivo. “Mesmo eu tendo algum conhecimento do sistema, a oficina me ajudou a relembrar e adicionar informações de funcionalidades que eu não conhecia. Aprendi o que eu sei do SGD executando na prática, então uma oficina como essa é uma ótima forma de aprofundar o conhecimento através da troca de informações”. Explica o Assistente Administrativo do setor de Regulação de Saneamento da ATR, Igor Henrique Silva.

“No meu caso a oficina foi de extrema importância para aprimorar meus conhecimentos, já que o SGD é uma das principais ferramentas de trabalho do meu setor”. Relata a servidora do setor de Planejamento e Convênios, Wevlin Ribeiro.

O Sistema de Gerenciamento de Documentos (SGD) é a ferramenta de gerenciamento de documentos eletrônicos do Estado, onde permite que os arquivos sejam emitidos e compartilhados de forma segura, tanto internamente como para outros órgãos. A ferramenta facilita o controle das informações do órgão em todas as ações da gestão pública.

A oficina teve a duração de 4 horas e teve como conteúdo programático o funcionamento da página inicial, inclusão de documentos, casos correlacionados e finalizou com uma aula prática instruindo a criar e tramitar um documento, ministrado pelo servidor Maykon Messias responsável pelo RH da ATR.