ATR – Agência acompanha entrega do Novo Sistema de Distribuição de Água de Paraíso

488

A população do município de Paraíso do Tocantins passa há contar esta semana com uma nova adutora que otimizará a distribuição de água. A obra foi construída pela SANEATINS, empresa operadora do setor de saneamento, atendendo a uma determinação da Agência Tocantinense de Regulação – ATR para evitar os constantes racionamentos de água que afligem a comunidade local nos períodos de seca.

A identificação do problema partiu de denúncias da população de Paraíso feitas à Ouvidoria da ATR em setembro de 2011. Na época, técnicos da Agência foram até o município para uma ação de fiscalização não programada ao sistema de abastecimento de água, constatando que o Córrego Pernada, que abastece o sistema juntamente com o Rio do Coco, encontrava-se basicamente sem vazão mesmo para o período chuvoso, fato que se agravava na época de seca.

A concessionária SANEATINS foi notificada pela ATR a apresentar um projeto com soluções definitivas para o problema e, assim, acabar de vez com as interrupções no fornecimento e racionamento de água.

O novo sistema

Como solução para a questão, a SANEATINS investiu em obras para aumentar o volume captado na barragem sobre o Rio do Coco, substituindo a adutora de 300 mm para um diâmetro de 500 mm, numa extensão de cerca de 4 mil metros. A equipe da SANEATINS trabalha atualmente na etapa final da obra, que consiste na ligação da Estação Elevatória à Estação de Tratamento.

De acordo com a concessionária, “o investimento de R$ 5 milhões representa o primeiro aporte de um total de R$ 50 milhões, visando à universalização dos serviços de distribuição e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto no município até 2017”.

Fonte: http://atr.to.gov.br