Associados ABAR têm desconto em cursos ABES sobre Resíduos Sólidos

34
Senado Federal/Flickr

Programa de capacitação “Brasil te quero livre de lixão” foi lançado em webinar que contou com a participação da ABAR. Serão oferecidos 22 cursos, dos quais três já estão disponíveis e terão início na quinta-feira, 8/7. Servidores de agências associadas à ABAR têm 30% de desconto.

Na manhã da última sexta-feira (2/7), a ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) participou do webinar de lançamento do Programa Nacional de Capacitação à Distância em Resíduos Sólidos Urbanos “Brasil te quero livre de lixão”, promovido pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e moderado pela diretora da ABES seção Distrito Federal (ABES/DF), Andrea Portugal.

Ao todo, estão previstos 22 cursos que serão disponibilizados na Uniabes, a maior plataforma de cursos à distância para o saneamento ambiental no Brasil. Três deles já foram lançados: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos; Financiamento da Prestação dos Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos; e Prestação Regionalizada dos Serviços de Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos. Os demais cursos estão em fase de elaboração e serão disponibilizados em breve. Os servidores das agências associadas à ABAR terão 30% de desconto no valor da inscrição.

A ABAR foi representada no lançamento pelo vice-presidente da entidade para a região Centro-Oeste, Vinicius Benevides (Adasa). Também participaram representantes da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), da Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais), da Anamma (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente) e da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento).

A coordenadora de Comunicação da Câmara Temática, Katia Campos, abriu o evento ressaltando a necessidade de apoio aos municípios brasileiros no contexto do novo marco legal do saneamento. “O programa aborda todas as áreas de gestão integrada dos resíduos sólidos. Os três cursos que começarão agora em julho buscam, sobretudo, atender às exigências do novo marco, que estabelece a obrigatoriedade da cobrança pelos serviços de manejo dos resíduos sólidos”, informou.

O presidente nacional da ABES, Alceu Bittencourt, disse que a entidade espera que haja ampla participação no programa. “Reforçamos o convite às entidades parceiras, aos órgãos de governo, aos municípios e a todos que participam da gestão dos resíduos sólidos”.

Vinicius Benevides destacou a importância da iniciativa e reafirmou o apoio da entidade à ABES, com a qual a ABAR mantém um acordo de cooperação. “O novo marco traz muitos desafios que só serão superados se tivermos bons projetos e, para isso, nós precisamos de profissionais capacitados. A ABAR compartilha dessa preocupação em relação à capacitação dos profissionais, para que estejam preparados para gerir, executar e regular adequadamente os serviços de saneamento, incluindo os de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”.

CONFIRA OS CURSOS JÁ DISPONÍVEIS

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos – Início dia 8 de julho; duração de 5 semanas.

Financiamento da Prestação dos Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos – Início dia 8 de julho; duração de 4 semanas

Prestação Regionalizada dos Serviços de Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos – Início dia 8 de julho; duração de 4 semanas

SAIBA MAIS

Baixe o folder com mais detalhes sobre os cursos

Assista o webinar de lançamento