ASPE – Novo Marco do Pré-Sal no Estado

490

Uma nova fase na produção de petróleo começará no próximo mês no Litoral Sul do Espírito Santo: o primeiro navio-plataforma que produzirá especificamente a partir do pré-sal. O “Cidade de Anchieta” já está no campo de Baleia Azul, no Parque das Baleias.

O navio chegou ao campo na semana passada e está sendo feita sua ancoragem. Depois, a embarcação será interligada aos cinco primeiros poços de produção e três de injeção de água. No início de 2013 serão interligados mais três poços de produção.

A produção do “Cidade de Anchieta” chegará aos 80 mil barris por dia até o final deste ano. No final de março de 2013, deverão chegar à sua capacidade total de produção, que é de 100 mil barris por dia de óleo e gás natural.

A Petrobras colocou em reavaliação US$ 5,9 bilhões em novos projetos da área de gás e energia. São planos que ainda não foram aprovados pela diretoria, entre eles, as unidades de produção de fertilizantes e outros produtos químicos de Uberaba (MG) e Linhares (ES).
Para o gerente-geral da Petrobras no Estado, Luiz Robério Ramos, o início da produção no pré-sal de Baleia Azul representa, também, mais ganhos no segmento de gás, já que o produto dessa camada é mais indicado para a produção de GLP (gás de cozinha) e C5+, um derivado líquido de gás mais nobre utilizado no processo de refino de petróleo.

Leia mais: 

Fonte: http://www.aspe.es.gov.br