ASPE – Agência Realiza Primeira Reunião do CEENERGIA

547

A Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo – ASPE autarquia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), realizou, em (10/09), a primeira reunião do Comitê Estratégico Estadual de Energia (CEENERGIA). O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) e teve como objetivo alinhar as ações para a elaboração do Plano Estadual de Eficiência Energética.

O comitê, que será presidido pela ASPE, foi criado este ano e é composto pelas seguintes instituições: UFES, IFES, FINDES, Movimento Espírito Santo em Ação, representantes do setor de petróleo e gás no Estado, representantes das concessionárias distribuidoras de energia elétrica, Furnas Centrais Elétricas, representante da concessionária distribuidora de gás, CREA, SINERGIA, AMUNES, e secretarias de Estado de Desenvolvimento; Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho; Agricultura; Meio Ambiente; Planejamento; e Procuradoria Geral do Estado.

Durante a reunião, o diretor geral da ASPE, Luiz Fernando Schettino, ressaltou a importância de um olhar diferente para área de energia, pela importância e potencialidade e a necessidade do setor pensar em ser sustentável. “O nosso governador Renato Casagrande apóia o comitê e considera a energia um dos assuntos mais importantes da atualidade por ser o indutor do desenvolvimento. A ASPE é uma das poucas agências do país a criar este comitê e queremos ser referência em eficiência energética e sustentabilidade”.

Os diretores Administrativos Financeiros, Alexandre Mendes e Técnico, Ayrton Porto Filho fizeram considerações das ações de suas áreas de ação na Agência para um maior entendimento dos membros do CEENERGIA sobre as ações em andamento. Durante a reunião, os participantes contaram com uma palestra do diretor de Estratégia Regulatória da EDP Escelsa, Donato Filho, que explanou sobre o cálculo da tarifa de energia elétrica e, na sequência, Carlos Jardim Sena, gerente operacional da TEVISA e conselheiro consultivo da ASPE, que falou sobre ISO 50001, que trata da gestão da eficiência energética.

Nesta Primeira Reunião foram criados dois grupos de Trabalho: um sobre o planejamento energético estadual; e outro sobre tarifa de energia elétrica, para num prazo de 120 dias apresentarem propostas de ações para essas áreas.

Fonte: http://www.aspe.es.gov.br