Artigos e Informes Técnicos aprovados para o CITENEL-SEENEL 2017

831

Foram escolhidos 100 artigos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e 20 informes técnicos de eficiência energética (EE) para serem apresentados em Sessões Técnicas do CITENEL-SEENEL 2017, evento que ocorrerá de 2 a 4 de agosto em João Pessoa (PB). A relação dos trabalhos de P&D e EE aceitos para apresentação está disponível aqui. Os gerentes de P&D e EE podem verificar a situação de cada trabalho submetido no Sistema CITENEL-SEENEL aqui. Esses trabalhos foram os mais bem avaliados pelo Comitê Técnico do CITENEL, dentro das suas áreas temáticas.

A grande quantidade de trabalhos, a diversidade de temas e o conteúdo de qualidade levou o Comitê Técnico a aprovar outros 182 trabalhos técnicos, entre artigos de P&D e Informes técnicos de EE, que serão publicados na memória dos eventos. Esses trabalhos atenderam os critérios de seleção das Chamadas de Trabalhos do CITENEL e do SEENEL e expressam os resultados do Programa de P&D e do Programa de Eficiência Energética – PEE regulados pela ANEEL, sendo por isso escolhidos para divulgação e publicidade.

Particularmente, os Informes técnicos apresentados para o V SEENEL pelas distribuidoras de energia elétrica sobre os projetos realizados no âmbito do PEE demonstraram a evolução e a maturidade do Programa. Em relação aos Seminários anteriores, o V SEENEL contou com o envio de um número maior de Informes e com conteúdo de alta qualidade técnica. Foram pré-qualificados 42 informes, dos quais 20 foram selecionados para apresentação no V SEENEL. Todos os projetos pré-qualificados serão divulgados nos Anais do evento.

A coordenação do PEE regulado pela ANEEL apontou bom nível dos trabalhos e informou que precisaram deixar excelentes informes fora da seleção, visando manter a diversidade de temas.  Segundo a Coordenação, a cada edição verifica-se uma evolução, tanto na qualidade e diversidade dos informes, quanto na adesão de mais distribuidoras que certamente possuem bons projetos para apresentar.