Artesp reforça orientação para evitar viagens no feriado de Corpus Christi

18

O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, 3 de junho, terá reforço de mensagens de orientação aos usuários sobre medidas de proteção no trânsito e contra a covid-19, veiculadas pelas concessionárias e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) nos PMV – Painéis de Mensagens Variáveis, disponíveis ao longo dos trajetos.

A Secretaria de Logística e Transportes e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) alertam para a importância de se evitar viagens desnecessárias e, consequentemente, maior exposição ao risco de contaminação por Covid-19. “O momento ainda requer atenção de todos nós. Não é hora de fazer turismo nem promover aglomeração. O isolamento social é fundamental para podermos diminuir o aumento do contágio”, reforça o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Os 392 painéis de mensagens variáveis (PMVs) das concessionárias espalhados em toda a malha rodoviária concedida veicularão as seguintes mensagens de conscientização:

  • Previna-se contra o coronavírus
  • Evite aglomerações
  • Use máscara
  • Proteja sua vida e a dos outros

Os avisos também serão reforçados pelas redes sociais dos órgãos estaduais e concessionárias. “A pandemia do Covid-19 não acabou. É papel fundamental da Artesp e das concessionárias conscientizar os motoristas que não é o momento de viajar. Se puder, fique em casa, preze pela sua saúde e a do próximo” , afirma Milton Persoli, diretor geral da Artesp.

Mesmo com a recomendação de distanciamento social, o Governo mantém equipes de atendimentos nas rodovias, preparadas para a prestação de serviços essenciais aos usuários, como socorro mecânico, guincho e ambulância, além das equipes de monitoramento dos Centros de Controle Operacionais (CCOs) e da manutenção das vias, com serviços de conservação do pavimento e sinalização. Em paralelo, toda operação é acompanhada em tempo real pelas equipes dos centrais de controle e informações da Artesp e do DER.

Os profissionais que atuam nos postos de atendimento e praças de pedágio também continuam seguindo as orientações de saúde e higiene, com a utilização e disponibilização de álcool em gel aos operadores e motoristas, além do uso contínuo de máscaras. Em caso de viagens imprescindíveis, atente-se para uma condução segura, informe-se sobre as condições climáticas e faça a manutenção no veículo antes de pegar a estrada.