Artesp orienta condutores, ciclistas e pedestres no Maio Amarelo

14

Durante o Maio Amarelo, as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, reguladas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), contabilizaram cerca de 96 ações de conscientização sobre a necessidade de redução de acidentes e segurança nas estradas, com a participação de 8.782 pessoas.

Ao longo do mês, houve oficinas focadas no tema, fixação de peças publicitárias nas cancelas das praças de pedágio, veiculação de frases educativas nos PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis), palestras online, divulgação nos sites, publicações em mídias sociais e até iluminação nas sedes administrativas.

Entre os temas trabalhados pelas concessionárias durante as oficinas educativas estavam o perigo de dirigir cansado, a importância do uso de cinto de segurança, direção segura, além de orientações aos pedestres e ciclistas. As ações incluíram também a entrega de kits de prevenção contra a Covid-19, com máscara e álcool em gel, alguns contendo também lixocar e sabonetes em barra.

Os caminhoneiros mereceram atenção especial durante o mês. Além de receberem kits de alimentação, eles foram alertados quanto aos perigos da direção sob efeito de álcool ou com sono. Houve distribuição de materiais informativos para chamar a atenção sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito, além de conscientização e incentivo às boas práticas visando a segurança viária. Os ciclistas ganharam coletes e os pedestres receberam orientação de como circular nas pistas com maior segurança.

Para os motociclistas, foram distribuídas antenas de proteção e adesivos refletivos para os capacetes, enquanto os condutores tiveram aferição de pressão e também puderam participar de oficina com técnicas de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar).