ARSP-ES e Agenersa compartilham experiências sobre gás e saneamento

112

A diretoria da ARSP-ES recebeu, na semana passada, a visita do conselheiro da Agenersa-RJ e diretor da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), Vladimir Paschoal de Macedo, para um compartilhamento de experiências das duas agências estaduais sobre regulação dos serviços de gás canalizado e saneamento básico.

“Foi uma honra para a gente receber a visita do conselheiro da Agenersa e diretor da ABAR”, comentou Kátia Muniz Côco, diretora da ARSP-ES e da ABAR. “Foi muito rico porque nos permitiu compartilhar experiências, especialmente sobre o setor de gás canalizado. Pudemos abordar as diferenças existentes entre os contratos de gás do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, lembrando que o do ES é bem atual, de 2020”, disse.

Segundo Kátia, também foram abordados no encontro os processos de judicialização que ocorreram em ambos os estados em função dos preços de suprimento. “Verificamos que há uma convergência de características entre os dois estados neste aspecto.”

Além das questões relacionadas ao gás, tema da Câmara Técnica da ABAR coordenada por Vladimir Macedo, foram tratados assuntos do setor de saneamento, cuja Câmara Técnica é coordenada por Kátia Côco. “Vladimir nos apresentou como está a atuação da Agenersa diante da entrada de novas concessionárias no setor de saneamento, e nós falamos sobre o processo de revisão tarifária que realizamos recentemente”, contou a diretora da ARSP-ES.

Vladimir Macedo agradeceu à equipe da ARSP pela recepção: “Pude conhecer melhor a agência, suas experiências e boas práticas. Sem dúvida, foi um dia de muita troca e aprendizado. Que possamos, cada vez mais, fazer esse intercâmbio de vivências entre reguladores.”