ARSESP realiza a segunda edição da pesquisa de satisfação dos usuários de água e esgoto do estado de SP

1241

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) já está em campo com a Segunda Edição da Pesquisa de Satisfação dos Usuários Residenciais dos Serviços de Água e Esgoto dos municípios regulados pela Agência e daqueles situados nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo atendidos pela Sabesp.

A pesquisa está sendo aplicada com usuários do segmento residencial urbano dos serviços de água e esgoto, tendo em vista que este é o mais representativo em relação ao número de clientes, quando comparado com os setores comercial e industrial – no caso da Sabesp, por exemplo, o segmento residencial responde por cerca de 90% dos clientes. A pesquisa abrange 321 municípios do estado, sendo 284 conveniados e 37 localizados nas Regiões Metropolitanas, não conveniados, mas atendidos pela Sabesp. Vale lembrar que a pesquisa também é aplicada nos municípios conveniados de outras duas concessionárias, Saneaqua e BRK Ambiental.

Os usuários dos municípios com até 1.300 ligações de água e/ou esgoto e com população urbana inferior a 3.000 habitantes (total de 69 municípios) serão entrevistados presencialmente. Já os usuários dos municípios com mais 1.300 ligações de água e/ou esgoto e população urbana superior a 3.000 habitantes (total de 252 municípios) serão entrevistados por telefone.

Para a realização da pesquisa, a Arsesp contratou a Fundação Seade, instituição pública de referência na produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. A coleta de dados teve início no dia 7 de novembro de 2017 e seguirá até fevereiro de 2018. Após a análise dos dados, os resultados serão divulgados.

A Arsesp adota a pesquisa de satisfação com usuários dos serviços regulados como ferramenta de gestão e de apoio às atividades de fiscalização e de regulação dos serviços de saneamento básico e gás canalizado.

Primeira pesquisa de satisfação dos usuários residenciais dos serviços de água e esgoto:
Em 2012, a Arsesp realizou, em caráter inédito, a Primeira Pesquisa de Satisfação dos Usuários Residenciais dos Serviços de Água e Esgoto. O trabalho, à época, abrangeu entrevistas com 45 mil usuários residenciais atendidos por três das concessionárias paulistas (Sabesp, Saneaqua e Foz de Santa Gertrudes).

Os resultados da primeira pesquisa podem ser consultados aqui.