A Arsesp (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de SP) participa do 31o. Congresso da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) com três representantes convidados para ministrar palestras: Joaquim Matias, diretor de Relações Institucionais; Gustavo Zarif Frayha, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico; e Luiz Antônio de Oliveira Jr., superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil. A agência também está presente com estande na Fitabes (Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental).
A cerimônia de abertura do evento aconteceu no último domingo (17/10), no Teatro Positivo, em Curitiba (PR), cidade-sede do Congresso em 2021. Contou com palestra ministrada por Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, e de representantes de instituições ligadas ao saneamento ambiental.
O encontro, cujo tema é “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, está sendo realizado em formato híbrido: presencialmente, na capital paranaense; via plataforma digital exclusiva e interativa para quem se inscreveu no evento; e também com transmissão pelo YouTube (acesse aqui). O evento segue até a quarta-feira (20/10).
Para debater o tema destacado para esta edição foram convidados acadêmicos, pesquisadores e profissionais do setor público e da inovação. Além de painéis, palestras e debates setoriais, a programação inclui a apresentação de trabalhos técnicos, casos de sucesso e boas práticas do setor, com o objetivo de favorecer a troca de experiências entre os participantes e o público interessado.
PROGRAMAÇÃO ARSESP
Diálogo setorial – 3. Comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços – Decreto n.º 10.710/2021
Data: 18/10/2021, das 16:15 às 18:00, Sala 2
- Moderador: Marcel Costa Sanches (ABES)
- Palestrantes: Rafaella Peçanha Guzela (Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia); Gustavo Zarif Frayha (Arsesp); Marcus Venicio Cavassin (Sanepar); Cristiane Schwanka (Copasa).
Diálogo setorial – 13. Desafios da governança das agências reguladoras
Data: 20/10/2021, das 14:15 às 16:00, Sala 3
- Moderador: Sergio Antonio Gonçalves (ABES)
- Palestrantes: Paulo Henrique Siqueira Born (Consultor); Irene Guimaraes Altafin (ANA); Alceu Galvão (Agência Reguladora do Estado do Ceará, Arce); Joaquim Augusto Leite Ribeiro Almada Matias (Arsesp).
Painel – Estruturas tarifárias do setor de saneamento
Data: 20/10/2021, das 14:15 às 16:00, Sala 4
- Moderador: Luiz Antonio De Oliveira Junior (Arsesp)
- Palestrantes: Marcel Costa Sanches (ABES); Bruno Vieira (Copasa); Kátia Muniz Côco (ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação); João Carlos Túlio (Sanepar).
Saiba mais no site do 31º Congresso da ABES