Arsep inicia coleta e análise da qualidade de água distribuída em Barcarena

51

A Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena-PA), em parceria com a Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental do Município, deu início à coleta e análise da água distribuída pela concessionária aos usuários do município. Além da coleta, a agência vistoria as condições das estruturas dos sistemas para que recomendações de reparos e adequações sejam feitas à concessionária.

Na manhã desta quarta-feira (19), o diretor-presidente da Arsep, Franklin Costa, juntamente com a assessora jurídica, Amanda Magno, e o coordenador de saneamento, Antônio Barbosa, além de representantes da concessionária, acompanhou a realização da primeira coleta de amostras nos sistemas Barcarena Sede, Betânia e Cafezal. Em todos os sistemas, foram realizadas coletas em três pontos: captação (água bruta), saída do sistema e pontos na rede (PCQs).

Foi realizada in loco a análise de cloro residual, constatando-se que todas as amostras estavam dentro dos parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde. Quanto aos demais parâmetros, como fisico-químicos, biológicos e metais pesados, serão analisados pelo Laboratório Central do Estado do Pará (LACEN).