Na manhã de hoje (11) a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizou a terceira edição do Simulado de Emergência, com o objetivo de treinar e avaliar as ações de resposta aos possíveis incidentes envolvendo as redes de gás natural. A ação, realizada anualmente, simulou um vazamento de gás provocado por interferência de terceiros, em um trecho da Av. Constatino Nery, em frente à Arena da Amazônia e contou com a participação dos órgãos que integram o Plano de Ação de Emergências da Cigás, dentre eles, a ARSAM, como órgão fiscalizador.
De acordo com o Diretor Presidente da agência Fábio Alho, a realização do simulado é de extrema importância, pois além de integrar os diversos órgãos de operações emergenciais da cidade, promove a avaliação dos procedimentos da concessionária, principalmente com relação à sociedade. “A preocupação deve ser principalmente com os usuários que devem contar com a proteção e a segurança da concessionária, em caso de vazamentos como esses ou outras ocorrências”, declarou.
Além da reguladora, participaram os órgãos: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil (estadual e municipal), Polícia Militar, Manaustrans, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Fonte: ARSAM