Arsal itinerante: Projeto discute Transporte Intermunicipal Complementar nas Associações

799

O Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Alagoas na categoria Complementar foi discutido terça-feira (15), em dois encontros realizados pela diretoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) nas Associações dos Transportadores Complementares das cidades de União dos Palmares e Murici.

A Agência Reguladora foi representada pelo presidente Marcus Vasconcelos e pela diretora executiva Eliane Mertem.

Seguindo uma orientação do governador Renan Filho, as reuniões devem ocorrer em todas as Associações de Transporte do Estado e visam levar a diretoria do órgão para o trabalho de campo, acompanhando de perto o dia a dia dos transportadores, além de sanar dúvidas e apresentar soluções para problemas burocráticos.

Na ocasião, a diretoria explicou, por exemplo, que os permissionários não precisam comparecer à sede da Arsal, em Maceió, para solicitar documentos. O serviço pode ser feito por meio do sindicato da categoria.

Para o presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos, esse momento é único e de suma importância. “É uma prioridade da nossa gestão; precisamos conhecer o sistema de transporte complementar e, para conhecê-lo, necessitamos estar presente no dia a dia dessas pessoas que fazem ele funcionar.  Então, nada mais justo que deslocar uma equipe da Arsal para conversar, ouvir, orientar e aprender com essas pessoas”, disse o presidente.

Já a diretora Eliane Mertem enfatizou que a Agência estará sempre à disposição e pronta para atender a todos.

Em 2016, a diretoria da Agência Reguladora pretende visitar todas as associações, acompanhada pelo Sindicato dos Transportadores Complementares.

“Queremos formar uma verdadeira parceria com aqueles que fazem da Arsal um exemplo de reguladora”, destacou o presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Alagoas (Sintrancomp/AL), Dorgival Ferreira.

“Com essa parceria identificaremos os gargalos que nos levarão direto ao foco, onde veremos a necessidade e saberemos onde podemos avançar ou melhorar o serviço de transporte”, completou Dorgival.

José Roberto é motorista da linha União dos Palmares/São José da Laje. Na visão do jovem, que acorda cedinho para transportar pessoas com respeito e dedicação, ser prestigiado pelo gestor do Arsal foi surpresa para todos.

“Nunca tivemos a visita do presidente da Arsal para tratar direto com a gente sobre problemas que enfrentamos e dar dicas de como resolvê-los. Estamos muito felizes com a presença do órgão em nossa Associação”, contou, repercutindo as palavras do presidente da Associação de União dos Palmares, Ailton Tenório.

Participaram da reunião o assessor da presidência, Fábio Calheiros, o gerente do Transporte da Arsal, Jorge Venerando Júnior e Leandro Calheiros responsável pelo planejamento do setor.