ARSAE/MG- Equipe da ARSAE tem quatro trabalhos aprovados para participar de Congresso Internacional

357

Equipe da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARSAE-MG teve quatro trabalhos aprovados para participar do “5th Biennial ECPR Standing Group for Regulatory Governance Conference” organizado pela Institut Barcelona d’Estudis Internacionals (IBEI). O evento será realizado em Barcelona, na Espanha, nos dias 25 a 27 de junho de 2014.

A comissão avaliadora dos trabalhos reúne professores de renomadas universidades da Europa, o que demonstra a alta qualidade dos trabalhos submetidos. A conferência é realizada a cada dois anos e vai para a sua quinta edição, sempre atraindo pesquisadores e profissionais de todo o mundo em uma ampla gama de disciplinas que envolvem processo regulatório. A edição de 2014 enfoca iniciativas de regulação a nível local, além de abrir espaço para a discussão sobre como a crise econômica, particularmente na Europa, gerou novos desafios para a atividade regulatória.

Mais informações podem ser obtidas em http://reggov2014.ibei.org/.

Trabalhos aprovados

“Why is Brazil Unable to Universalize its Sewage Services?”

Autoria: Samuel Barbi e Larissa Côrtes.

O artigo apresenta relações econômicas que evidenciam dificuldades da universalização dos serviços de esgoto no Brasil. Demonstra que a forma de estruturação tarifária vigente nas principais empresas do país não incentiva o tratamento de esgotos, acentuando problemas ambientais e de saúde da população.

“Incentive Regulation for Local Water Utilities: reducing non-revenue water”

Autoria: Samuel Barbi, Laura Serrano, Tiago Gontijo e Bruno Carrara.

O artigo propõe mecanismos regulatórios de incentivos ao desempenho, mantendo como foco os prestadores de serviços locais de água e esgoto. São apresentados os casos dos municípios de Passos e Itabira, nos quais a metodologia já é aplicada, contribuindo para a redução do volume de perdas de água e a melhor utilização da energia elétrica no processo produtivo.

“Regulatory cost of water utilities’ call center: an Erlang Theory approach”

Autoria: Laura Serrano, Raphael Brandão e Bruno Carrara.

O artigo propõe uma metodologia para cálculo do custo regulatório de atendimento telefônico aos usuários de prestadoras de serviços de água e de esgoto, incluindo estudo de caso da Copasa e Copanor. Entre as técnicas utilizadas, destaca-se a aplicação da Teoria de Erlang para dimensionamento de centrais de teleatendimento e a construção de incentivos tarifários para melhoria do desempenho do atendimento telefônico.

“Regulatory working capital necessity: a study of Brazilian water services open capital utilities”

Autoria: Raphael Brandão, Vitor Lopes e Laura Serrano.

O artigo busca avaliar o nível eficiente de necessidade de capital de giro entre as prestadoras brasileiras de serviços de água e de esgoto que possuem capital aberto (Copasa, Sabesp e Sanepar). É realizada uma análise dinâmica do capital de giro, através da aplicação do Modelo Fleuriet. Essa avaliação é um passo importante para a determinação da base de ativos regulatória a ser considerada em uma revisão tarifária.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ARSAE-MG