ARSAE/MG – Equipe da ARSAE-MG visita AGESAN

606

O ouvidor da ARSAE-MG, Aguinaldo Campos, o assessor da Ouvidoria, Evandro Brazil Filho e o assessor jurídico da Coordenadoria Técnica de Regulação e Fiscalização Econômico-financeira, Matheus Valle visitaram a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina- AGESAN no dia 17 de junho.

O objetivo da visita da ARSAE-MG foi conhecer o sistema de Ouvidoria da AGESAN, e também a metodologia de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico em Santa Catarina juntamente com o corpo técnico e diretorias da AGESAN, além de representantes da concessionária CASAN. O encontro proporcionou uma troca de experiências para que as Agências possam desenvolver uma melhor forma de atendimento aos usuários e municípios.

Ouvidoria da AGESAN

A primeira etapa da reunião consistiu em discutir a implementação do sistema de Ouvidoria da AGESAN. Os representantes da Ouvidoria da ARSAE-MG, Aguinaldo Campos e Evandro Brazil procuraram entender e saber o funcionamento do sistema da Ouvidoria da AGESAN como o prazo de atendimento, formulário de preenchimento, registro de protocolo, comunicados de problemas e prazo da solução entre concessionária e agencia reguladora.

O diretor-geral da AGESAN, Sérgio Grando, explicou a importância da troca de experiência e falou das dificuldades enfrentadas no trabalho: “Nós sabemos reclamar quando um telefone não funciona, mas quando falta água ou temos um problema com esgoto não sabemos a quem recorrer”.

Planos de Saneamento

Em um segundo momento a reunião discutiu os Planos Municipais de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina e o assessor jurídico da Coordenadoria Técnica de Regulação e Fiscalização Econômico-Financeira da ARSAE-MG, Matheus Valle, participou do encontro para conhecer a experiência de Santa Catarina e a forma como a AGESAN participou desse processo, uma vez que Santa Catarina é o estado brasileiro com maior porcentagem de planos de saneamento elaborados.

Fonte: ARSAE/MG