Arsae-MG publica resultado de 1a. etapa do Acertar do SAAE-Itabira

63

A Arsae-MG (Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais) publicou, no dia 01/10/2021,  o resultado da primeira etapa do processo de auditoria e certificação das informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (SAAE-Itabira). A auditoria foi realizada com base na Metodologia Acertar, instrumento criado para auxiliar no processo de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

O Projeto Acertar, executado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas), foi resultado da parceria entre o Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR, com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

Nessa primeira etapa do processo, a equipe de auditoria da Arsae-MG apresentou o resultado da avaliação de confiança do grupo básico de informações, fornecidas pelo SAAE-Itabira ao SNIS, sem testes de controle (1º ciclo de auditoria). Foram apreciados 25 informações e 74 controles, abrangendo 7 processos de negócio do SAAE-Itabira – Comercial, RH, Contábil, Compras, Índices de Atendimento, Operacional e Qualidade da Água.

A realização das atividades permitiu verificar que o SAAE-Itabira está se esforçando para implementar processos de geração de informações que estejam em conformidade com as Melhores Práticas da metodologia Acertar, o que em um futuro próximo poderá resultar em aprimoramento das informações geradas e da gestão do prestador. O relatório ainda destaca que “há de se reconhecer e registrar o avanço alcançado pela autarquia municipal desde o início de sua regulação”.

Acesse aqui o Relatório de Certificação do SAEE-Itabira