Arsae-MG promove webinar para debater metodologia Acertar 

100

Na terça-feira, 29 de novembro, acontece mais um webinar que integra o Programa Regulação em Foco da Arsae-MG, cujo objetivo é levar conhecimento e discutir o papel da Regulação, sua importância e o impacto na vida da população. Nesta edição o tema será a metodologia Acertar: resultados, questionamentos e aprimoramentos possíveis. O evento, que acontece de 10h às 12h no canal da Arsae-MG no Youtube, pretende sintetizar as atualizações sobre a metodologia Acertar para debater seus resultados, expor os questionamentos e traçar aprimoramentos possíveis para os ciclos subsequentes da metodologia.

De acordo com o diretor da Arsae-MG e organizador do evento, Samuel Barbi, a metodologia  Acertar vem sendo implementada no país com mais força no ano de 2022 e, naturalmente, com a publicação das primeiras notas de certificação, se tornam mais frequentes os debates sobre o tema entre prestadores, agências reguladoras e o Ministério de Desenvolvimento Regional. No dia 19/10/2022 foram homologados os resultados de certificação da Copasa e do Saae de Itabira pela Arsae-MG referentes a aplicação do 5º Ciclo da Metodologia Acertar. A agência mineira se junta à Adasa-DF e ARSP-ES entre as agências que realizaram o ciclo mais avançado de auditorias.

“O webinar exibe, explica e divulga os resultados de certificação da Copasa, bem como debate ações para melhorias da qualidade de informação prestadas pela companhia estadual. A melhor qualidade da informação reflete em tarifas mais justas, no aprimoramento da gestão dos prestadores e tem reflexos positivos sobre a qualidade dos serviços prestados”, explica Samuel.

Além da participação do diretor da Arsae-MG e idealizador da metodologia Acertar, o evento vai contar ainda com a presença das especialistas Georgia Andrade, Gerente na Deloitte Brasil, Elisângela Martins, Gerente da Unidade de Serviços de Informações e Estudos Econômicos na Copasa e Katia Coco, diretora da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSan).

A metodologia Acertar contempla a realização de 74 informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a partir da apreciação de 120 controles e 111 testes de exatidão referentes a 14 processos de negócio, tais como: Folha de Pagamento, Gestão de Ativos, Gestão de Investimentos, Monitoramento dos Índices de Atendimento, Manutenção do Cadastro de Redes, Manutenção da Rede de Esgoto e Controle da Qualidade da Água, dentre outros. A certificação das informações, resultado da combinação das dimensões de confiança e exatidão, é classificada conforme uma matriz entre 1 e 7, sendo 1 para informação de baixo nível de confiança e 7 para níveis máximos de confiança e exatidão.

Acesse o link do evento no canal oficial da Arsae-MG no Youtube e ative a campainha para receber a notificação sobre o evento.