Arsae-MG fiscaliza serviços de abastecimento de água em São Geraldo

244

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) publica hoje, 31/05, o relatório de fiscalização da prestação dos serviços de abastecimento de água da Copasa – São Geraldo. A fiscalização realizada pela Arsae-MG teve o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados na sede municipal de São Geraldo. Foram vistoriados o cumprimento dos prazos para atendimento dos serviços, as reclamações de falta d’água proferidas pela população e a qualidade da água para consumo humano distribuída. A fiscalização foi elaborada após fiscalização remota, ocorrida no período de 03 de maio a 23 de maio de 2022.

Como resultados da fiscalização, constatou-se que o sistema de abastecimento de água está sendo prestado normalmente. Não foram identificados indícios de comprometimento da regularidade do abastecimento de água, sendo os índices de reclamações por falta de água no Município de Jordânia menores do que o da média dos demais municípios mineiros operados pela Copasa MG, no período de janeiro a julho de 2021. No entanto, constatou-se que a estação de tratamento de água está trabalhando próximo de sua capacidade máxima e, em média, por 22 horas por dia, sendo importante que a Companhia providencie a aquisição da nova ETA, conforme previsão apresentada no Relatório Técnico GIO nº 69/2020.

Quanto à qualidade da água produzida e distribuída, não foram identificados resultados de análises fora dos padrões de potabilidade. No entanto, é necessário que o Prestador de Serviços cumpra integralmente o plano de amostragem para garantir que a água distribuída à população atenda plenamente ao Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS de 2017.

Por fim, ressalta-se a importância de o prestador de serviços realizar inspeções periódicas nas unidades do sistema, solucionando os problemas de forma a garantir a continuidade e a qualidade do abastecimento de água.

O relatório completo está disponível no site da Arsae-MG (www.arsae.mg.gov.br>Relatórios>Coordenadoria Técnica de Regulação Operacional e Fiscalização dos Serviços). O documento foi enviado para a Prefeitura Municipal para ciência e acompanhamento e para o prestador dos serviços, a fim de que sejam corrigidos os pontos abordados nos itens “constatações e não conformidades”.