ARSAE divulga resultado final da Revisão Tarifária da Copasa

900

Após intenso processo de estudos e debates, a Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) divulgou no dia 30/06 o resultado final da primeira Revisão Tarifária da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). A partir do dia 30/07 as tarifas de água e esgoto dos usuários da empresa mineira terão uma alteração média de 8,69%.

A metodologia e os cálculos foram submetidos à discussão e recebimento de contribuições durante a Audiência Pública nº 15/2017 e foram realizadas duas sessões presenciais em Belo Horizonte, em abril e maio, onde a população pode apresentar sugestões. Também foram recebidas mais de 80 contribuições pelo e-mail disponibilizado durante o processo. “Foi um longo trabalho onde a sociedade foi o tempo todo provocada a participar. Realizamos reuniões técnicas e mesas de diálogo e as propostas pertinentes foram incorporadas aos estudos com transparência e tecnicidade”, afirmou o diretor geral da Arsae-MG Gustavo Cardoso.

Para Cardoso, mais do que divulgar um índice, a Agência está garantindo que a Copasa possa prestar um serviço de qualidade, com destinação de receita para a proteção de mananciais; reconhecimento tarifário dos fundos municipais para a universalização do saneamento; implantação de repasse anual de R$ 40 milhões à Copanor (subsidiária da Copasa que atende o Norte e Nordeste do Estado); e incentivos à universalização do tratamento de esgoto e à redução de perdas. Além de proporcionar o equilíbrio econômico e financeiro do prestador, a Revisão permitiu estabelecer tarifas compatíveis com a capacidade de pagamento da população.

Leia mais aqui.