Nesta terça-feira, 10, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) recebeu a visita técnica e institucional da Diretoria e equipe técnica da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS). Durante todo o dia, os profissionais da agência gaúcha trocaram experiências com a Diretoria Executiva, Procuradoria, Assessoria de Projetos e Qualidade dos Serviços, Analistas e Ouvidoria da Arisb-MG.
As apresentações realizadas pela equipe da Arisb-MG, bem como as intervenções e questionamentos dos representantes da Agesan-RS, além de demonstrarem a dinâmica dos processos que envolvem as atividades de regulação e fiscalização, em seus diversos formatos e etapas, evidenciaram o caráter técnico e o comprometimento em relação aos trabalhos das duas agências reguladoras.
Somam-se a esse contexto os desafios que a regulação como um todo, especialmente em se tratando dos serviços de saneamento básico, tem no dia a dia, entre eles, ampliar o engajamento da população atendida pelos serviços, ser agente, ao lado dos titulares e prestadores, na promoção da qualidade e universalização e continuar proporcionando transparência e efetividade das ações realizadas.
O diretor-geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, fez um balanço positivo sobre a visita à Arisb-MG e ressaltou os desafios de ambas as agências. “Saímos bem felizes depois desse dia de trabalhos porque observamos que nossas realidades são muito parecidas. Foram conversas muito francas, nada obscuro. Nós temos problemas, vemos situações, temos expectativas e isso é muito enriquecedor para uma discussão por acabamos nos vendo no outro”, avaliou. Ainda segundo Demétrius, foi muito satisfatório conhecer a realidade de uma agência reguladora maior, mas com o mesmo tamanho de equipe e mesma estrutura, com um trabalho reconhecido, objetivo da Agesan-RS.
Para o diretor-geral da Arisb-MG, Ananias Castro, a visita proporcionou uma troca de experiências bastante profícua para ambas as equipes. “Em todas as atividades cotidianas, as experiências de um servem de aprendizado para o outro. As atividades de regulação têm crescido e ser fortalecido com essa dinâmica e no saneamento básico, serviços tão essenciais para as famílias, ficam nítidos os benefícios das conversas entre pares, entre os atores envolvidos nos processos. Esse dia de convívio com os colegas da Agesan-RS, mostrou que muito além das formalidades legais, obrigação de todas as agências reguladoras, nossas atividades diárias visam levar qualidade de vida aos cidadãos em cada cidade, cada estado e no país”, registrou.