ARISB com você na pandemia

12

O Brasil e o mundo estão vivendo um momento peculiar, como há muito não se via. Desde a eclosão do novo coronavirus, em meados do fim de 2019, com consequente declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde, em março deste ano, várias medidas estão sendo adotadas para desacelerar a transmissão desse agente biológico e minimizar os inevitáveis impactos causados. Governos, órgãos públicos e empresas se adaptaram a este período de crise sanitária para proteger funcionários, fornecedores e, claro, a população.

Paralelo a esse contexto, a ARISB-MG, ciente de seu papel junto aos titulares, prestadores e usuários dos serviços de saneamento básico nos 25 municípios onde exerce as atividades de regulação e fiscalização, está desenvolvendo o projeto ARISB com você na pandemia. A proposta dessa iniciativa é realizar visitas aos prestadores para atuar como um ponto de apoio para enfrentamento aos desafios da fase pós-pandemia e ser um hub de informações para boas práticas adotadas na prestação de serviços e apoio aos servidores.

Ao mesmo tempo, em um calendário de visitas ousado e dinâmico, os prestadores também receberão as visitas do ACERTAR, abraçado pela ARISB-MG em 2019, cuja metodologia foi definida por um pool entre órgãos e instituições, entre eles a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a ARISB-MG. O projeto visa auditar e certificar os dados preenchidos pelos prestadores de serviços de saneamento no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

O objetivo geral da campanha é garantir os padrões mínimos de qualidade, segurança e continuidade para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos 25 municípios regulados pela ARISB-MG.

Outras novidades que farão parte da campanha foram inspiradas pelas práticas de fiscalização incentivadas no projeto de Benchmarking Colaborativo da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), bem como, em procedimentos consagrados de auditorias da qualidade.

As primeiras visitas do projeto ARISB com você na pandemia e do ACERTAR acontecem nos dias 08 e 09 de junho, próximos, em Pirapora, e nos dias 09 e 10, na vizinha Buritizeiro, ambas no Norte de Minas.