Ao longo de 2013 a ARES-PCJ realizou uma edição do Curso de Introdução à Regulação e quatro edições do Curso de Atualização em Regulação, em que participaram quase 300 pessoas de mais de 40 municípios. Com conteúdos teóricos e práticos a respeito da regulação do saneamento básico no país, os cursos são aplicados em versão reduzida nos municípios que aderiram recentemente à entidade, como forma de alinhar os discursos e conhecimentos entre eles.
Na semana passada o município de Leme, que aderiu à ARES-PCJ por meio de Convênio para Prestação de Serviços, recebeu apresentação para os funcionários. Representaram a agência reguladora na ocasião o diretor administrativo e financeiro, Carlos Roberto de Oliveira, e o analista de regulação e fiscalização Daniel Manzi. A entidade, presidida por Valentin Ferreira, já teve outras reuniões e visitas técnicas, inclusive de fiscalização, desde que assinou o convênio no fim do ano passado.
A exemplo dos demais municípios que integram a Agência Reguladora PCJ, os cursos têm como público alvo os gestores e técnicos dos serviços de saneamento, que atuam no dia a dia da área, outros gestores municipais, vereadores, Ministério Público, e órgãos técnicos, de defesa do consumidor e colegiados, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Procon, Conselho de Regulação e Controle Social e Conselho do Meio Ambiente.
A programação dos cursos pode ser acompanhada junto aos prestadores dos serviços de saneamento, que respondem pela organização das edições descentralizadas do curso em cada município. A aplicação da atividade e distribuição do material informativo do evento é de responsabilidade da equipe da ARES-PCJ.
Fonte: ARES-PCJ