Representantes da ARES-PCJ participaram nos dias 28 e 29 de novembro da 14ª reunião da Câmara Técnica de Saneamento (CTSAN) da Associação Brasileira das Agências de Regulação -ABAR. O encontro ocorreu na sede da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP, em São Paulo.
A Câmara Técnica tem como objetivo promover a troca de experiências entre as agências participantes. O evento de São Paulo foi um dos maiores desde o início das atividades da CTSAN, com 48 representantes de 18 agências reguladoras de todo o país, segundo o secretário executivo da ABAR, Alberto Bovo.
O diretor administrativo e financeiro da ARES-PCJ, Carlos Roberto de Oliveira, ressaltou que a função da Câmara Técnica é “reunir técnicos e dirigentes das agências reguladoras de todo o Brasil para discussão de temas de relevância do setor e compartilhar experiências vivenciadas no cotidiano das agências e nos serviços de saneamento regulados”, disse ele, que coordenou o painel Grupo de Apoio Jurídico – Normalização de Sanção, que discutiu os mecanismos legais para aplicação de penalidades pelas agências reguladoras.
A proximidade da sede da ARES-PCJ, em Americana, com a capital paulista permitiu que sete funcionários participassem das atividades, em duas equipes. Assim, técnicos e diretores da agência reguladora puderam se engajar nas discussões, que ainda tiveram entre os temas indicadores técnico-operacionais e econômico-financeiros do setor, planos municipais de saneamento básico, contabilidade regulatória e resíduos sólidos.
A câmara técnica se reúne novamente em março de 2014, na cidade de Natal (RN).
Fonte: Assessoria de Comunicação/ARES-PCJ